Conspirações
Livro infantil espanhol mostra atividade homossexual com emaranhado de pênis! Será verdade?
Material com conteúdo sexual adulto estaria sendo distribuído nas escolas infantis em diversos países de língua espanhola, mas será que isso é verdade mesmo?
A imagem de uma página do que parece ser uma atividade infantil começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de maio de 2024. Nela podemos ver um desenho de vários bonecos com longos pênis, todos emaranhados, e o texto pede para que seja encontrado o dono do pênis que está no ânus de outro personagem, na parte inferior da página.
Algumas postagens sugerem que a atividade faria parte de um livro distribuído nas escolas infantis de países sul-americanos como parte de um plano de impor a cultura LGBTQIA+ entre as crianças.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
O livro existe, de fato, mas ele não é dedicado ao público infantil!
A imagem que se espalhou nas redes sociais foi tirada do livro El niño Jesús no odia a los mariquitas (“O menino Jesus não odeia maricas”, em tradução livre, do espanhol), do autor de quadrinhos Don Julio (nome artístico do espanhol Julio Alberto Serrano Chocano). Diferente do que foi compartilhado, a obra é destinada ao público maior de 18 anos e deixa bem claro que se trata de uma sátira.
O site de língua espanhola Es la Hora de las Tortas, especializado em quadrinhos, reuniu diversas provas de que o material estava sendo distribuído para os revendedores com instruções claras sobre a faixa etária do livro:
Infelizmente, a Amazon – a maior livraria online do mundo – cometeu um erro grave ao lançar o livro como “recomendado a partir de 6 anos”:
Após polêmica gerada pelo erro cometido, a Amazon retirou o livro de seu acervo (não encontramos mais o título em buscas na loja virtual). Uma busca através do WebArchive mostra que o livro esteve disponível apenas no dia de seu lançamento (9 de maio de 2024) no portal da Amazon.
Jornalistas espanhóis entraram em contato com a gigante online, que garantiu que o livro está fora de seu catálogo desde o dia 14 de maio e que possui “diretrizes de conteúdo que regem os livros que podem ser vendidos em sua loja e que investiga qualquer livro quando surge alguma dúvida sobre isso.“
O editor do livro, Pedro Medina, apresentou provas no seu perfil do Twitter de que a editora enviou corretamente os dados do livro, incluindo – principalmente – que a obra é destinada a adultos:
Jaja, Amazon la ha liado pardísima con el cuaderno de EL NIÑO JESÚS NO ODIA A LOS MARIQUITAS añadiendo el dato “A PARTIR DE SEIS AÑOS” que nosotros no pusimos en nuestras fichas de distribución. La fachosfera está encolerizada, hemos chapado web por un ataque DDOS. En fin. pic.twitter.com/pkYyz3guLu
— Pedro F. Medina (@Studio_Kat) May 10, 2024
Em entrevista ao El Confidencial, o autor da obra explica que o projeto foi pensado para adultos e que está adorando a promoção gratuita que está recebendo dos conservadores, já que as vendas do El niño Jesús no odia a los mariquitas explodiram.
Conclusão
Não é verdade que um livro com atividades sexuais e conteúdo LGBTQiA+ esteja sendo distribuído para crianças sul-americanas! A imagem compartilhada nas redes sociais foi retirada de um livro destinado ao público adulto!