Verdadeiro
Livro infantil sobre casamento entre pai e filha foi distribuído pelo MEC?
É verdade que o Ministério da Educação distribuiu para todo o Brasil um livro infantil que conta a história do casamento de um pai com a sua filha?
A notícia apareceu em diversos sites e blogs no dia 02 de junho de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, o Ministério da Educação (MEC) teria distribuído nas escolas públicas de todo o Brasil o livro infantil “Enquanto o Sono Não Vem”, que sugere o casamento entre pai e filha!
Dentre os contos do livro, que seria destinado aos alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental (entre 6 e 8 anos de idade), o conto “A Triste História de Eredegalda” fala do pedido de casamento de um rei para uma das filhas, que recusa o convite do pai e é presa em uma torre até aceitar o convite do pai.
Será que isso é verdade?
Verdade ou farsa?
O livro o livro infantil “Enquanto o Sono Não Vem” é obra do escritor José Mario Brant, foi publicado pela Editora Rocco, e está no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). De acordo com o Ministério da Educação, o processo de seleção e avaliação, realizado e publicado em 2014, está sendo revisto. No entanto, em uma busca na web, descobrimos que em 2008 esse livro já causava estranheza entre os mais puritanos!
No conto, o rei sugere se casar com uma de suas filhas, mas como ela não aceita, acaba sendo presa em uma torre. Morrendo de sede, ela aceita se casar com o pai, mas morre antes do casório!
Em nota, a UFMG, que analisou as obras do PNAIC, afirma que toda a polêmica em torno desse conto “trata-se de um julgamento indevido construído por leitura equivocada“.
Prefeituras do ES retiram o livro das salas de aula
No dia 1º de junho de 2017, as prefeituras da Serra, Vila Velha e de Cariacica (no Espírito Santo) informaram que o livro “Enquanto o sono não vem”, começaria a ser recolhido das escolas municipais.
Em entrevista ao Portal G1, o autor do livro disse que foi pego de surpresa e que atribui toda essa polêmica no estado do Espírito Santo à falta de capacitação dos professores!
“Há uma desinformação do que é o conto folclórico e dos contos de fada, que são territórios que abordam assuntos delicados. A gente está falando de um universo simbólico. É uma história que dá voz a uma vítima”, disse ele ao G1.
Ele explicou também que conta essa história há 25 anos e que o livro já foi publicado há mais de 15 anos!
Conclusão
O livro infantil “Enquanto o Sono Não Vem” é uma coleção de contos do folclore reunidos pelo escritor José Mario Brant e um dos contos fala de um rei que sugere se casar com uma das filhas, mas ela morre antes do ato se consumar! O livro foi retirado das escolas de algumas cidades do Espírito Santo e o MEC diz estar reavaliando o processo de seleção!