Conspirações
Lula vai confiscar o dinheiro das poupanças para cobrir rombo de 400 bilhões deixado por Bolsonaro?
É verdade que o Jornal do Brasil noticiou que o presidente eleito Lula afirmou que vai confiscar o dinheiro das poupanças para cobrir rombo de 400 bilhões deixado pelo governo Bolsonaro?
A imagem teria sido retirada da capa da edição do Jornal do Brasil do dia 11 de novembro de 2022, e começou a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de novembro de 2022. Na manchete, o jornal teria afirmado que Lula irá confiscar o dinheiro das cadernetas de poupança dos brasileiros para cobrir um rombo de 400 bilhões deixado pelo governo Bolsonaro.
Lula também teria dito em entrevista ao jornal que a taxa de imposto de renda para quem ganhar acima de R$8 mil passará a ser de 47,5%.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca pelas notícias publicadas no site do Jornal do Brasil no dia 11 de novembro de 2022, através do site arquivado pelo projeto Web Archive (que guarda diariamente versões dos sites) do Jornal do Brasil do dia em questão e não encontramos nenhuma notícia nem parecida com essa.
O próprio Jornal do Brasil publicou uma matéria em seu site, no dia 14 de novembro, explicando que a imagem que circula em seu nome é falsa!
O Jornal do Brasil explicou também que esse layout usado na montagem deixou de circular em agosto de 2010 e que seu Departamento Jurídico do JB já está tomando providências para responsabilizar os autores e disseminadores deste crime de uso indevido de marca, com pedido de indenização por danos materiais.
Lula vai confiscar as economias dos brasileiros?
Não encontramos nada a respeito de confisco de bens no Plano de Governo da coligação a qual Lula faz parte e tampouco achamos alguma afirmação por escrito ou por áudio (ou vídeo) do presidente eleito sobre isso.
Mesmo que esse fosse um desejo do petista ou de sua equipe, a Constituição Federal proíbe que haja confisco por parte do Governo. Graças à Emenda Constitucional No. 32, de 11 de setembro de 2001, está proibido ao presidente o confisco de bens.
No artigo 62, são vedadas medidas provisórias que tenham por objetivo “a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro”.
Já desmentimos aqui no e-farsas boatos sobre confisco de poupança há vários anos. Em fevereiro de 2015, por exemplo, circulou rumor semelhante. Em setembro de 2018, desmentimos uma nova versão dessa notícia falsa e em novembro daquele mesmo ano, desmentimos uma publicação que afirmava que Jair Bolsonaro iria confiscar o dinheiro da poupança dos brasileiros.
Bolsonaro entregará a faixa presidencial junto com um rombo de 400 bilhões?
Ainda não há levantamentos sobre algum possível rombo que atual gestão deixará para o próximo governante. Segundo checagem feita pelo Estadão, ainda é cedo para fixar uma cifra exata de possíveis contas deixadas pelo governo Bolsonaro.
Conclusão
A capa do Jornal do Brasil sobre declarações de Lula a respeito de confisco de poupança é falsa! Não encontramos nenhuma declaração do presidente eleito sobre isso!