Acidentes
Erramos – “Carro capota com 4 pessoas e uma mulher!” é real!
Recorte de um jornal que apareceu no Facebook no dia das mulheres mostra estranha manchete discriminatória contra o sexo feminino. Será verdade?
A imagem apareceu no dia 8 de março de 2014 no Facebook e em diversos grupos do WhatsApp. Nela podemos ver um recorte de um jornal com a seguinte manchete:
“Carro capota com 4 pessoas e uma mulher”
A notícia, que parece ter sido publicada em algum jornal de Teófilo Otoni (MG), dá a entender que a mulher não é uma pessoa, gerando inúmeras manifestações nas redes sociais.
Será que a manchete é real ou trata-se de mais uma farsa da web?
Verdadeiro ou falso?
O recorte é real, mas ele é apenas um trecho da manchete!
Ver atualização no final desse artigo (as letrinhas em azul)!
Para descobrir a verdade sobre essa história, basta procurar no Google por algum jornal de Teófilo Otoni e acabamos encontrando o site do Diário de Teófilo Otoni. Buscando entre as notícias, acabamos por encontrar o que foi publicado, de fato, no dia 06 de março de 2014.
O título da notícia completo é:
“Carro capota com 4 pessoas e uma mulher morre”
O trecho final, onde está escrito que uma mulher morreu, foi omitido da imagem. Segundo o jornal, no dia 4, A senhora Augusta Fernandes de Oliveira, de 50 anos, foi arremessada para fora do veículo e morreu a caminho do Hospital Carlos Marx, em Malacacheta – uma cidade próxima a Teófilo Otoni. A Polícia Militar afirmou ao Diário que:
“[…]as cinco pessoas são da mesma família e voltavam do feriado de carnaval em Malacacheta, quando o motorista tentou uma ultrapassagem, perdeu o controle da direção e capotou o carro.”
Conclusão
A manchete completa diz que uma mulher morreu. Alguém pegou apenas um trecho da manchete e espalhou no Facebook (leia a atualização desse artigo no final dessa página, em azul). Isso prova que dá para mentir usando apenas a verdade (ou parte dela)!
Colaboração do amigo Gilson Gonzaga
Atualização – 22 de março de 2014
Após a publicação desse artigo, vários leitores atentos e amigos do E-farsas entraram em contato conosco nos avisando que a manchete parece ter sido publicada da forma como foi mostrado na foto. Um dos leitores que sabiamente questionaram nossa pesquisa foi o amigo ilustrador Alexandre Affonso que observou, nos comentários desse artigo, que a manchete da versão impressa parece estar centralizada. O que indica que a manchete talvez tenha sido impressa faltando a última palavra mesmo.
Depois dessa enxurrada de manifestações, resolvemos pesquisar um pouco mais a fundo essa história e entramos em contato com a redação do referido jornal que simplesmente nos ignorou (talvez, para que não divulguemos o erro da produção da edição impressa).
O E-farsas enviou três e-mails e também tentou contato pela página “Fale Conosco” do site do jornal, mas não tivemos nenhuma resposta.
Não sabemos se é o caso da redação do Diário de Teófilo Otoni, mas como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, muitos profissionais preferem esconder seus erros ao invés de reconhecer que erraram. E sabíamos que, um dia, quando errássemos em alguma pesquisa, iríamos admitir as falhas, sem o menor problema.
Nesse episódio, fomos enganados por uma equipe de jornal, que não nos quis (ou não se importou) em nos mostrar a verdade.
Bom, ainda bem que temos leitores atentos e prestativos. No 21 de março de 2014, nosso visitante assíduo e comentarista contumaz Cláudio Henrique A. Paixão nos enviou uma foto da página do exemplar impresso com o erro:
Conclusão final
A manchete é real! Foi um erro de impressão que foi corrigido na versão online do jornal!