Verdadeiro
Manifestantes caminharam pela avenida Paulista com pentagrama na bandeira de Israel?
É verdade que alguns apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro marcharam na avenida Paulista com bandeiras de Israel que mostravam um pentagrama no lugar da Estrela de Davi?
A foto começou a se espalhar através das redes sociais no dia das manifestações ocorridas na avenida Paulista, 25 fevereiro de 2024, no centro de São Paulo. Nela podemos ver um casal vestindo a camisa da seleção brasileira e segurando uma bandeira semelhante à de Israel, mas com um detalhe: a estrela da bandeira, que possui seis pontas, foi substituída por um pentagrama, símbolo associado ao satanismo!
Será que isso aconteceu mesmo ou trata-se de uma montagem?
Verdade ou mentira?
Nessa reportagem da BBC, aos 4 minutos e 45 segundos, é possível ver a bandeira estilizada com o pentagrama pendurada em uma cerca na calçada da avenida Paulista:
Nessa matéria do UOL também podemos ver que bandeiras com o pentagrama estavam sendo vendidas por ambulantes durante o evento, que iniciou na manhã do dia 25 de fevereiro, reunindo centenas de milhares de pessoas que lutavam pelo “Estado Democrático de Direito”:
O significado da estrela na bandeira de Israel
A Estrela de Davi, como é conhecida, é um símbolo formado por dois triângulos sobrepostos em direções opostas (um apontado para cima e o outro para baixo) e é utilizado pelo judaísmo desde o século IV a.C. Segundo a tradição judaica, a estrela surgiu do nome hebraico para Davi ser escrito originalmente por três letras do alfabeto hebraico – Dalet, Vav e Dalet. Estas duas letras Dalet tinham uma forma triangular no alfabeto hebraico usado até então. Estas duas letras eram encravadas nos escudos dos soldados, formando uma espécie de estrela. Apesar dessa ser a teoria ser a mais aceita, ainda carece de provas arqueológicas.
A bandeira de Israel foi adotada em 28 de outubro de 1948, cinco meses após o estabelecimento do país.
O significado do pentagrama
Já o pentagrama, representado por uma estrela de 5 pontas, é reverenciado por alguns povos há mais de 5 mil anos, surgindo entre os sumérios de 3.000 a.C. Naquela época, o símbolo representava algo mais astrológico. No século V a.C., os discípulos de Pitágoras adotaram o pentagrama como símbolo místico, representando os quatro elementos mais o quinto, o espírito. Em cada ponta, aparecia uma letra do nome da deusa da saúde, Hígia.
Foi só na Idade Média que os cristãos europeus passaram a usar o pentagrama como amuleto contra demônios. As pontas, no caso, passaram a representar as cinco chagas de Cristo.
O ocultista francês Eliphas Levi teve a ideia, no século XIX, de criar a versão satânica do pentagrama, virando a estrela de cinco pontas de cabeça para baixo para “simbolizar o domínio da matéria sobre as coisas elevadas”.
Conclusão
É verdade que alguns manifestantes desfilaram na avenida Paulista com bandeiras de Israel com pentagramas no lugar na Estrela de Davi, mas tudo indica que essas bandeiras foram adquiridas de ambulantes ali no local dos protestos!