Maranhense que tentou ir para a Rússia de Jumento para ver a Copa do Mundo foi encontrado morto?
É verdade que um jovem maranhense acabou morrendo ao tentar ir para a Rússia, montado em um jumento, para tentar acompanhar a Copa do Mundo?
A notícia surgiu na primeira semana de julho de 2018 e se espalhou através de publicações em vários sites e blogs. De acordo com o texto, o jovem estava desaparecido a mais de 04 meses e teria morrido de desidratação durante a sua jornada rumo à Rússia.
O homem teria saído de Lago do Junco (MA) no dia 14 de Fevereiro com seu fiel companheiro, o jumento Ronaldinho, rumo a Rússia, mas seu corpo teria sido encontrado na rodovia (SP-330) ao lado do seu jumento (que ficou ao lado do corpo e não o abandonou).
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
A notícia possui várias características de um boato digital, como não citar fontes, ser imprecisa e tratar de um assunto que está na moda.
A vítima é citada apenas como “Antônio”, mas não há nenhuma menção ao seu sobrenome.
Não há nenhuma notícia a respeito nos jornais locais. Apenas em sites que copiaram o mesmo texto.
Origem
Todos os blogs que reproduziram a matéria citam o site Mídia Imparcial como referência. No dia 03 de julho de 2018, o Mídia Imparcial publicou essa “notícia” e, mesmo sem nenhuma fonte, muita gente copiou e disseminou o texto com se fosse verdade!
O Mídia Imparcial já é bem conhecido aqui no E-farsas por espalhar fake news como aquela da mulher que teria matado o namorado por ele ter “chegado lá” muito rápido durante o sexo. Desmentimos também aqui no E-farsas aquela notícia falsa criada pelo Mídia Imparcial afirmando que o governo teria aprovado um auxílio-travesti.
Conclusão
A notícia afirmando que um maranhense teria morrido ao tentar ir para a Rússia de jumento é falsa!