Falso
A marca GAP significa “Gay e Orgulhoso”?
É verdade que a marca de roupas GAP significa “Gay And Proud” (gay e orgulhoso, em inglês) e teria nascido em São Francisco para os homossexuais?
O texto não é novo, mas sempre volta a aparecer nas redes sociais. De acordo com a postagem, a marca GAP teria surgido em 1969 na cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), e seria a sigla de “Gay And Proud” (gay e orgulhoso, em inglês) e seu significado teria ganhado força devido ao grande número de homossexuais naquela cidade!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Esse rumor não é novo e circula pela web desde 1996, inicialmente em inglês, passando a ganhar versões em outros idiomas em poucos anos!
A verdade é que, apesar de ter sido fundada em São Francisco, o surgimento da marca GAP nada tem a ver com os homossexuais daquela cidade.
A empresa foi fundada em agosto de 1969, pelo casal Donald e Doris Fisher e, na época, a GAP era apenas uma pequena loja de roupas de várias marcas, mas que também vendia também discos de vinil.
O nome GAP vem de “lacuna” ou “brecha”, uma expressão em voga na época, usada para designar a “geração gap” – jovens de 12 a 25 anos que estavam na “lacuna” entre crianças e adultos e que começavam a ganhar espaço (e a conseguir mais poder de compra).
Como na época as calças jeans – e as roupas em geral – eram vendidas em poucos tamanhos (ou com o tamanho para adultos ou para crianças), a GAP encontrou um nicho de mercado, mirando nesses jovens com tamanhos intermediários de roupas!
A pequena loja já se destacava por alguns diferenciais como, por exemplo, provadores completamente fechados e calças jeans penduradas pelas paredes.
Atualmente, a GAP emprega mais de 150.000 funcionários em suas lojas e fatura cerca de 16 bilhões de dólares por ano (levantamento feito em 2013).
No site Mundo das Marcas há um excelente artigo a respeito da história dessa empresa! E vale também uma visita ao próprio site da empresa, onde ela conta sua própria história!
Campanha polêmica
Mesmo não tendo nascido como uma marca voltada para o público homossexual, a GAP já causou polemica em 2012, com uma campanha publicitária mostrando um casal gay se abraçando! Na ocasião, grupos de ativistas “a favor da moral e dos bons costumes” fizeram protestos até que as propagandas fossem retiradas de cada outdoor espalhado pelos Estados Unidos!
Conclusão
A marca GAP não é uma sigla para “gay e orgulhoso”. Na verdade, a empresa acertou em um nicho de mercado (ou uma brecha) que não era muito explorado pela indústria têxtil. O nome GAP vem de “lacuna” ou “brecha”.