Maria do Rosário acusou Witzel de não permitir que bandidos façam o seu trabalho em segurança?
É verdade que a deputada federal Maria do Rosário acusou o governador do Rio de Janeiro não permitir que bandidos façam o seu trabalho em segurança?
No dia 20 de agosto de 2019, o sequestrador de um ônibus foi baleado e morto após três horas de negociação com a Polícia. O tiro fatal foi dado por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na ponte Rio-Niterói.
Após o ocorrido, várias notícias começaram a se espalhar pelas redes sociais e uma delas afirma que a deputada federal Maria do Rosário teria acusado, através de seu perfil no Twitter, o governador do Rio de Janeiro não permitir que bandidos façam o seu trabalho em segurança.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Uma busca no perfil da deputada no Twitter (através da busca avançada dessa rede social) e a única menção que Rosário fez em relação ao governador Wilson Witzel foi publicada por ela no dia 08 de maio de 2019, onde ela comenta a denúncia feita contra Witzel à ONU:
Também não encontramos nada a respeito no perfil da deputada no Facebook.
Origens
Todos os sites e blogs que publicaram essa história citam como fonte o site humorístico O Otarionista. Em uma publicação feita no dia seguinte ao do sequestro do ônibus, os redatores do site brincam com a fama de defensora exagerada dos direitos humanos da deputada Maria do Rosário.
Mesmo deixando claro que se trata de um site humorístico, as publicações do Otarionista acabam sendo compartilhadas por pessoas desavisadas que acabam acreditando que se tratam de notícias reais!
Conclusão
A notícia afirmando que a deputada Maria do Rosário teria criticado o governador do Rio de Janeiro de não dar segurança para os bandidos poderem trabalhar é falsa e nasceu em um site humorístico!