Fotos
Marina Silva deu risada em cima do caixão de Eduardo Campos?
Imagem que se espalhou pelo Facebook mostra a ex-Senadora Marina Silva rindo debruçada sobre o caixão do ex-governador Eduardo Campos. Será verdade?
No dia 17 de agosto de 2014, a foto abaixo apareceu no Facebook e causou enorme polêmica entre os usuários daquela rede social. O assunto foi o fato da ex-Senadora Marina Silva aparecer rindo durante o velório do ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos.
Muita gente ficou indignada ao ver que Marina Silva, que era vice na campanha presidencial do falecido ex-governador de Pernambuco – morto no dia 13 de agosto em um acidente aéreo na cidade Santos (SP) – sorrindo sobre o caixão do ex-colega de partido, como se estivesse feliz com aquela morte.
A imagem com os dizeres: “Marina Silva dá risada em cima do caixão de Eduardo Campos!!!” teve milhares de curtidas, além de ser compartilhada inúmeras vezes no Facebook e no Twitter.
No calor da repercussão, alguns meios de comunicação publicaram notícias a respeito como, por exemplo, o jornal digital Brasil247, que publicou a manchete “Cenas de um Velório: Lula chora, Marina sorri!“.
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdade ou farsa?
A imagem é real, mas o contexto de onde ela foi tirada não tem nada a ver com o que estão espalhando por aí!
A foto foi feita durante o velório do ex-governador Eduardo Campo, ocorrida no dia 17 de agosto de 2014, no Palácio das Princesas – sede do governo de Pernambuco. O autor é o fotógrafo Márcio Fernandes, a serviço do Estadão.
Saulo Souza, vereador de Poá (SP), é o homem alto e de óculos que aparece na foto ao lado de Marina Silva e explicou em seu perfil no Facebook o contexto da cena em que a fotografia foi tirada:
“Num certo momento da madrugada, eu perguntei para Dona Renata, na presença de Marina, no que consistia a força admirável dos meninos e dela, principalmente, demonstrada diante de tamanho sofrimento e de tamanha dor.
Ela calmamente tocou o porta-retrato do Eduardo que estava sob o caixão e contou do quanto achava lindo o sorriso dele, do quanto ele inspirava a família a sorrir em todos os momentos da vida mesmo quando a dor fosse uma tortura.
Então, disse que estava orgulhosa dele porque conseguiu deixar uma mensagem para o Brasil e realizada porque ele deixou um legado inspirador. Por fim, ela relembrou, como bom nordestino, do quanto ele gostava de contar “causos” e alegrar a vida de todos por onde passava.
Então, sorrimos. Nós cinco.”
No momento dos risos, o fotógrafo eternizou o momento e, depois de publicado na web, a imagem se espalhou rapidamente.
Abaixo, outra foto tirada do contexto dá a entender que o filho do falecido estava debochando da morte, no entanto ele estava prestando uma última homenagem ao pai:
Conclusão
A imagem é real, mas Marina Silva não desrespeitou a família de Eduardo Campos. Pelo contrário, estavam ali, relembrando bons momentos do homem quando ainda estava vivo. A foto foi tirada do contexto, dando margens para interpretações erradas!