Falso
Menino de 8 anos finge de morto para salvar garotinha em tiroteio!
Será que o vídeo que mostra o ato heroico de um garoto de 8 anos que se finge de morto para salvar uma menina de um tiroteio na Síria é verdadeiro ou falso?
Na segunda semana de novembro de 2014, um vídeo que registra o ato heroico de um jovem garoto foi publicado no YouTube. Na filmagem, podemos ver um menino caindo ao levar um tiro e, para espanto de todos, se levanta e corre em direção a uma garotinha que estava escondida atrás de um carro queimado, salvando-a das rajadas mortais e a conduzindo a um local seguro!
O ato do herói-mirim, em meio à guerra civil que toma conta da Síria, já foi assistido mais de 4 mihões de vezes em apenas uma semana no YouTube, além de ter milhões de compartilhamentos nas redes sociais.
De acordo com a notícia publicada em diversos jornais online, o caso teria acontecido em Yabroud, perto da fronteira do Líbano, onde existem focos de resistência do Exército Livre da Síria.
Será que esse vídeo do pequeno herói é verdadeiro ou falso? Assista ao filme abaixo e descubra conosco:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/mgwO6oni-wY” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdadeiro ou falso?
Apesar de muitos jornais online publicarem o vídeo como sendo real, o filme é uma produção norueguesa dirigida por Lars Klevberg.
Em entrevista à agência de notícias BBC, Lars explicou que teve a ideia do roteiro do filme depois de assistir a uma cobertura jornalistica do conflito na Síria e que a sua intenção era fazer um vídeo rápido que chamasse a atenção para a situação das crianças na Síria.
O vídeo foi gravado em maio de 2014, em Malta (e não na Síria) e tanto o menino quanto a menina são atores que vivem em Malta. As vozes que ouvimos ao fundo são de refugiados sírios que vivem lá. Além disso, Lars Klevberg queria mostrar como é fácil enganar o povo em época de guerra com vídeos forjados sobre confrontos armados.
O filme foi financiado pelo Instituto Norueguês de Cinema. Segundo afirmou o cineasta, seu pedido de financiamento foi aceito depois que ele deixou claro que queria fazer o upload do filme para a internet sem torná-lo óbvio se era real ou ficção. Mesmo assim, ele disse ter deixado algumas pistas no vídeo para que os espectadores descobrissem que se tratava de uma encenação.
Jornais se precipitando
Alguns portais de notícias e sites de jornais online correram para publicar o vídeo do ato heroico do garoto sem antes darem uma checada básica no assunto.
O Yahoo Notícias, por exemplo, além de divulgar o fato como sendo real, ainda acrescentou dados que, segundo eles, teriam vindo do local do conflito:
O interessante nesse novo tipo de jornalismo e que quando erram, simplesmente tiram a matéria do ar. Só que a internet não esquece nada e deu tempo de outros sites de notícias também copiarem a matéria, caindo também no viral norueguês, como o Tribuna da Bahia:
Bastidores das gravações
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/HlVbgBZbW2Q” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
O vídeo é, na verdade, uma produção financiada pela Noruega para chamar a atenção para a situação das crianças que estão sofrendo com a guerra civil na Síria.