Crimes
Menino é multado e teve mercadoria apreendida por estar trabalhando!
Foto mostra um garoto chorando depois que suas mercadorias foram apreendidas por fiscais. Será que isso é real?
A imagem apareceu nas redes sociais no final da primeira quinzena de maio de 2014 e mostra um garoto chorando após suas mercadorias (salgadinhos e doces) terem sido apreendidas por fiscais. O crime que ele cometeu? Estava tentando trabalhar honestamente!
Será que essa história aconteceu mesmo?
Verdadeiro ou falso?
A foto não mostra quando ou onde o fato teria ocorrido, mas uma busca no Google Images nos mostra que a cena teria sido flagrada no dia 05 de outubro de 2013, na Praia da Ponta Verde em Maceió!
De acordo com o site Urgência190, a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) realizou uma intensa fiscalização entre os ambulantes e em estabelecimentos comerciais da orla.
O site Urgência190 (uma das poucas fontes que encontramos) não está mais no ar, mas pelo cache do Google podemos ver a notícia na íntegra, além de outras fotografias da ação dos fiscais para inibir o comércio ambulante e, inclusive, do garoto tendo suas mercadorias sendo levadas.
O plano de fiscalização realizado pela prefeitura de Maceió foi avisado pelo site oficial do governo dias antes!
A SMCCU continua rígida na fiscalização, conforme aponta o site GazetaWeb. De acordo com reportagem veiculada no dia 27 de fevereiro de 2014, a prefeitura interditou 15 estabelecimentos irregulares na cidade no dia anterior.
Conclusão
A imagem é real! Fiscais da prefeitura de Maceió fizeram uma busca e apreensão de mercadorias de vendedores ambulantes irregulares na orla da cidade. O fato ocorreu no dia 05 de outubro de 2013!