Conspirações
Michel Temer vai proibir o uso da Bíblia no Brasil a partir de 2017?
É verdade que o presidente Michel Temer sancionou uma lei proibindo o uso da Bíblia em todo o Brasil a partir de 2017?
A notícia apareceu com força na web na primeira semana de novembro de 2016, se espalhando rapidamente através das redes sociais e em publicações em diversos sites e blogs.
De acordo com o texto, o Congresso Nacional teria aprovado o texto-base da Lei que irá proibir o uso da Bíblia Sagrada em 2017 no Brasil. Aprovada com 199 votos a favor e 8 contra, a lei criada por Michel Temer estaria proibindo o uso de material cristão em escolas e poderá ser expandida para todos os locais públicos!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
Uma busca no site da Câmara dos Deputados sobre a palavra “Bíblia” já nos mostra que não houve nenhuma votação ou sequer projeto de lei semelhante ao que foi espalhado por aí.
Igualmente, no site do Senado também não há nenhuma nota a respeito!
Estranho, né?
Será que o presidente estaria tentando por em prática algum decreto proibindo o uso da Bíblia? Pelo que podemos ver no site da Presidência da República, não! Não há nenhum decreto nem ao menos parecido com o que diz na “notícia”.
Além disso, nenhum jornal sério e de grande circulação publicou algo sobre essa nova lei!
Na verdade, essa e-farsa surgiu em uma postagem de um blog especializado em criar notícias falsas chamado Fuçada na Rede. Apesar do blog afirmar que a postagem foi feita em setembro, só encontramos essa publicação no mês de novembro de 2016:
Conclusão
O presidente Michel Temer não criou nenhuma lei proibindo o uso de Bíblias no Brasil!