Conspirações
Microchip será obrigatório em todos os bebês nascidos na Europa?
Será verdadeira a notícia da nova lei obrigando todos os bebês nascidos na Europa a partir de maio de 2014 a usarem microchips sob a pele?
O texto afirma que uma nova lei obriga que seja implantado sob a pele do cotovelo de todas as crianças europeias, nascidas a partir de maio de 2014, um microchip que conterá todos os dados do indivíduo, além de um GPS (que ajudará na localização do cidadão).
De acordo com o artigo amplamente publicado em diversos sites e blogs (além das redes sociais), o aparelhinho diminuto será implantado gratuitamente nos hospitais públicos de toda a Europa e estará conectado diretamente a um satélite, que irá gerenciar as conexões.
Segundo o que diz na noticia, o CCCP (Comitê Consultivo para o Controle da População) levou em conta a “obrigatoriedade de instalação de cidadãos nascidos antes dessa data, mas que não se materializa antes de 2017”. A instalação será totalmente indolor, graças ao fato de o chip ser implantado sob a pele no cotovelo esquerdo, onde há terminações nervosas.
Muitos sites divulgaram a notícia com certo receio de que a medida não seja realmente boa para o povo, pois pode ser um sinal claro dos planos do governo de controlar a população.
Será que essa história é real?
Verdadeira ou falsa?
A notícia é falsa e possui claros “sintomas” de um bom boato virtual:
- Não cita fontes
- Trata de um assunto que chama a atenção de muita gente
- Usa nomes de entidades que não existem para dar mais credibilidade ao texto
- Possui um tom alarmista e conspiratório
Além disso, a mensagem se parece muito com outro boato que pesquisamos aqui no E-farsas em maio de 2012. Na época, circulou pela web uma notícia afirmando que o governo dos Estados Unidos teria aprovado uma lei semelhante, que obrigava a todos os cidadãos norte-americanos o uso de um microchip implantado sob a pele e que todos estariam “chipados” até abril de 2013.
No entanto, passou o mês referido (e passou o ano de 2013) e nada de implantação da dita lei (que, conforme havíamos provado, era mesmo falsa). É claro que se tratava de mais uma farsa da web, mas muita gente acreditou.
Ah! Só para lembrar, esse boato do governo inserindo chips em seus cidadãos é bem antigo. Em 2004, já circulava pela internet um texto alarmista (em forma de apresentação de slides no Power Point) de um microchip chamado Mondex, que seria implantado na mão de cada ser humano do planeta para substituir os cartões de crédito!
Até hoje, nada…
Entidade citada no boato
Voltando à notícia mais recente, ela cita o CCCP (Comitê Consultivo para o Controle da População). Nem é preciso falar que o tal comitê não existe. Ele foi inventado apenas para dar mais credibilidade ao texto.
Faça um teste e busque por “Comitê Consultivo para o Controle da População” no Google. Todas as respostas serão apenas de sites e blogs que copiaram a mesma notícia. Ou seja, o referido comitê só existe para quem repassou o boato!
Outro detalhe que denuncia a farsa é onde o texto afirma que o cotovelo esquerdo seria um bom local para a instalação do microchip, pois ali “há muitas terminações nervosas”. É bom lembrar que no cotovelo direito também possui a mesma quantidade (ou quantidade bem próxima) de terminações nervosas em comparação com o cotovelo esquerdo.
Origens
Quem inventou esse apanhado de abobrinhas foi o blog humorístico de língua italiana Corriere di Roma. No dia 15 de dezembro, o Corriere publicou a notícia sarcástica com uma roupagem jornalística e, apesar de deixar bem claro que tudo que é publicado ali não é para ser levado a sério, muita gente acabou acreditando e passando a brincadeira adiante como se fosse real.
Nascia, então, mais uma farsa da web!
Atualização (23/01/2014)
No dia 22 de janeiro, esse boato voltou a circular pela internet. Só que dessa vez, o texto trazia uma nova imagem, que podemos ver a seguir:
A foto acima não tem nada a ver com implantação de chips para o controle de seres humanos. Ela faz parte de uma matéria de maio de 2013 do jornal britânico The Telegraph, onde o entrevistado Dennis Woodside, chefe executivo da Motorola, disse que imagina que num futuro próximo as pessoas poderão armazenar senhas e quaisquer outros dados em sua pele, por meio de uma tatuagem que serviria também como telefone. Apenas um conceito!
Atualização 07/04/2014
Muitos leitores entraram em contato indagando sobre alguns vídeos que mostram discursos do presidente Barack Obama falando sobre um chip.
O tal “CHIP” mencionado nos discursos do presidente não tem nenhuma relação com boato do chip que seria implantado na pele. “CHIP” é a sigla para “Children’s Health Insurance Program” (Programa de Seguro de Saúde Infantil). o CHIP oferece cobertura de saúde para mais de 8 milhões de crianças em famílias com rendimentos muito elevados para se qualificar para o Medicaid, mas não podem pagar a cobertura privada. Assinado em lei em 1997, CHIP fornece verbas federais correspondentes aos estados para fornecer essa cobertura. Mais informações aqui!
Conclusão
Notícia falsa! Os bebês europeus não serão “chipados” em 2014! Tudo não passou de uma brincadeira de um site humorístico italiano.