Humor
Ministério da Cultura gasta 4 milhões com o Memorial do Funk!
Notícia do investimento de 4 milhões de reais por parte do Ministério da Cultura para o Memorial do Funk causa polêmica. Mas será que isso é real?
A história apareceu na web no começo de julho de 2013 e se espalhou pelas redes sociais e em diversos sites e blogs. De acordo com o texto, o Ministério da Cultura teria liberado uma verba de 4 milhões de reais para que fosse construído o Memorial do Funk, “com o objetivo de divulgar e promover a cultura da periferia, vítima de tanto preconceito Brasil a fora”, segundo afirmado pelo artigo.
Além disso, a matéria também afirma que a liberação dos recursos para a construção do memorial teria gerado certa polêmica e enfrentado revolta nas redes sociais e, principalmente, teria sido fortemente criticada pela oposição.
A notícia vem acompanhada da foto abaixo, que mostra uma escultura de mulheres nuas, que será afixada na entrada principal do memorial:
Verdadeiro ou falso?
A história é falsa!
Uma rápida lida na matéria e podemos notar algumas falhas no texto que denunciam a farsa:
- Quando foi publicada a notícia?
- Em qual jornal (ou em qual mídia) a notícia foi publicada?
- Onde está localizado (ou onde será construído) o memorial?
O autor do boato não explica nada disso propositalmente. Esse é um recurso muito usado pelos boateiros digitais, pois dessa forma o hoax pode retornar em outras ocasiões, já que não é datado.
Origens
Toda essa história (e suas variações) surgiu de uma publicação do blog humorístico Joselito Muller, no dia 11 de junho de 2013. Conforme já mostramos várias vezes aqui no E-farsas, o Joselito Muller faz questão de deixar bem claro em todas as suas postagens que tudo o que é publicado em seu blog não pode (nem deve) ser levado a serio.
A imagem usada na notícia
Para quem ficou curioso sobre a foto da escultura com as mulheres de costas nuas, ela não é brasileira. A obra, feita em bronze, está localizada na cidade de Las Vegas (USA) e foi confeccionada para celebrar os 25 anos do Riviera Casino Hotel, com a participação das atrizes do show das Crazy Girls.
E tem um videozinho da comemoração:
O “Crazy Girls” é um show sensual que mistura dança com strip-tease ao bom e velho estilo dos musicais e das superproduções americanas e está em cartaz há mais de duas décadas.
Conclusão
História falsa! O Memorial do Funk ainda não será construído aqui no Brasil.