Missionário teve os dentes arrancados e a boca costurada na Síria! Será?
É verdade que um missionário em visita à Síria teve os dentes arrancados e a boca costurada por tentar pregar o cristianismo no país?
A imagem de um homem chorando e com a boca costurada com alfinetes surgiu nos grupos do WhatsApp na segunda semana de junho de 2018 e deixou muita gente indignada!
De acordo com o texto que acompanha a fotografia, o sujeito seria um missionário que teria sido castigado por tentar divulgar o cristianismo na Síria.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A foto é real, mas a história é falsa!
A primeira coisa que chama atenção nisso (além da foto do cara com a boca costurada, o que é bastante chocante) é a falta de dados que ajudem a comprovar a veracidade desse fato:
- Qual é o nome do missionário?
- Onde o crime ocorreu? (em qual local na Síria)
- Quando isso aconteceu?
Uma busca na web e chegamos à origem dessa fotografia e ela nada tem a ver com missionários na Síria. Ela faz parte de uma série de fotos tiradas do jogador sul-africano de rúgbi Hacjivah Dayimani, em maio de 2017.
O atleta fez uma maquiagem em apoio às mulheres vítimas de abuso:
“O seu silêncio é a sua maior arma! Fala contra o abuso das mulheres! Só porque não te está a acontecer não significa que tens de ficar calado!”
Maquiagem simples
É relativamente simples de se fazer uma maquiagem como essa. Inúmeros canais no Youtube ensinam como realizar esse efeito usando materiais simples, como algodão e sangue falso:
Fake news que se repete
Essa não foi a primeira vez que uma notícia falsa como essa se espalhou pela web. No começo de 2016, desmentimos aqui no E-farsas a fake news que afirmava que uma missionária teve um olho e a boca costurados por afegãos islâmicos ao tentar pregar o cristianismo.
Conclusão
A foto de um homem com a boca costurada é, na verdade, de um jogador de rúgbi que fez uma maquiagem em apoio às vítimas de abuso!