Morgan Freeman disse uma frase contra o Dia da Consciência Negra?
Será que o ator norte-americano Morgan Freeman disse mesmo uma frase contra o Dia da Consciência Negra? Será que isso é verdade ou farsa?
No dia 20 de novembro de 2017, uma frase atribuída ao ator Morgan Freeman começou a se espalhar através das redes sociais e foi bastante compartilhada em grupos do WhatsApp. O texto colado em uma imagem do ator diz que o mundo deveria se preocupar mais com a consciência humana do que com a consciência negra e que, no dia em que isso acontecer, o racismo desaparecerá!
A frase que teria sido dita por Freeman é essa:
“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece.”
Será que Morgan Freeman disse isso mesmo?
Verdade ou farsa?
Muita gente entendeu com isso que se pararmos de falar sobre o racismo ele simplesmente desaparecerá! Mas não foi bem isso que ele disse.
Apesar dessa frase ser compartilhada massivamente em novembro de 2017, encontramos postagens desse mesmo texto datadas de 2014 e de até antes disso… É que a citação ganhou destaque depois que foi compartilhada por figuras públicas brasileiras, dentre elas, a jornalista Glória Maria – em sua conta do Instagram!
Mas ele disse isso mesmo?
No dia 14 de junho de 2006, uma entrevista do astro de Hollywood Morgan Freeman ao jornalista Mike Wallace, no programa 60 Minutes, foi ao ar pela rede de TV CBS. A frase dita por Freeman foi tirada do contexto e é compartilhada até hoje com sentidos diferentes da ideia original que o ator quis passar.
Na entrevista de 2006, o ator havia explicado que o objetivo era acabar com a consciência da raça e parar de colocar rótulos de cores às pessoas. Para Freeman, devemos parar de discriminar racialmente as pessoas e parar de criar raças.
Aqui, um pequeno trecho da entrevista:
Leia o trecho da entrevista que gerou a frase espalhada na web, onde o apresentador pergunta ao ator sobre o que ele acha da Black History Month (o mês da consciência negra, celebrada anualmente fevereiro nos EUA):
Wallace: Black History Month, o que você acha…
Freeman: Ridicula.
Wallace: por quê?
Freeman: Você vai relegar [toda a] minha história para [apenas] um mês?
Wallace: Ah, vamos?
Freeman: o que você faz com o seu? Qual mês é o mês do histórico branco?
Wallace: [pausa] Bem, eu sou judeu.
Freeman: Ok. Qual mês é o mês da história dos judeus?
Wallace: não há um.
Freeman: Oh, oh! Por que não? Você quer um?
Wallace: Não.
Freeman: certo. Eu também não. Não quero um Mês da História Negra. A história negra é história americana.
Wallace: Como você vai se livrar do racismo?
Freeman: pare de falar sobre isso.
A seguir, o trecho que foi omitido do texto compartilhado nas redes sociais:
Freeman: Eu vou parar de te chamar de homem branco. E eu vou pedir que você pare de me chamar de homem negro. Eu conheço você como Mike Wallace e você me conhece como Morgan Freeman. Você não diz: “Bem! Este cara branco chamado Mike Wallace”. Você não diz isso.
(Transcrição traduzida do site Keith Productions.)
Atualização 21/11/2017
Após a publicação desse artigo, nos chegou via e-mail a informação dando conta de que a frase atribuída a Morgan Freeman é, na verdade, de autoria de Lou de Oliveira, publicada em 2003. Não temos como comprovar esse dado, mas fica registrada a informação!
Conclusão
Morgan Freeman disse em uma entrevista que não quer que toda a sua história seja relegada a apenas um mês! Ele é contra o mês da História Negra, pois acredita que isso é uma forma de racismo e como tal deve ser combatida!