Falso
Mulher tem 3 cérebros e trabalha na NASA! Será?
Uma venezuelana de 27 anos virou notícia depois de descobrir que possui um QI elevado por causa dos seus 3 cérebros! Mas será que isso é real?
A notícia afirma que Adela Calero possui uma condição raríssima: nasceu com 3 cérebros e isso a deixou com um QI de muito maior que a média.
De acordo com o texto que circula pela web há algum tempo, a moça – de 27 anos – vive em Houston, no Texas (EUA) e trabalha para a NASA em um programa para pessoas superdotadas.
O tri-cérebro só foi descoberto depois de um exame de raios-X que, de acordo com a notícia, conseguiu detectar que todos os órgãos da cabeça da garota funcionam perfeitamente, como podemos ver na imagem abaixo:
Verdadeiro ou falso?
Falso! A notícia tem varias características de um hoax:
- Não é datada (que a lê pode achar que a “notícia” é nova)
- Não cita fontes
- Usa nomes de pessoas que não existem
- Cita nomes de instituições conhecidas para dar mais veracidade ao texto
Não há nenhuma outra menção a “Adela Calero” em outras publicações diferentes das dessa notícia. Só encontramos o nome da moça em sites e blogs que copiaram a história. Um fato como esse certamente iria ser capa de jornais e revistas no mundo todo.
O texto também cita outro caso semelhante que teria acontecido com um alemão chamado Ricardo Hesse (ele teria nascido com 4 cérebros!). O mesmo acontece ao buscarmos seu nome na web. “Ricardo Hesse” só aparece em sites que copiaram a notícia.
A radiografia
Como podemos ver abaixo, não é possível ver o cérebro em um exame de raios-X. Portanto, a imagem dos 3 cérebros é uma montagem!
A foto da moça ao lado de uma radiografia faz parte de uma capa falsa de um jornal sensacionalista e surgiu primeiro em espanhol em 2008 e, depois, em outras línguas até chegar ao nosso português.
Conclusão
História falsa! A menos que existam outras formas de vida alienígena trabalhando na NASA, [até onde sabemos] não existe ninguém com 3 cérebros trabalhando na Agência Espacial Norte-Americana.