Lendas Urbanas
Múmia de 1500 anos foi encontrada usando tênis da Adidas?
Será verdadeira a notícia de uma múmia de cerca de 1500 anos que teria sido encontrada na Mongólia usando tênis da Adidas? Seria um viajante do tempo?
O assunto tomou conta da internet no mundo todo no final da primeira quinzena de abril de 2016. De acordo com uma notícia acompanhada de uma fotografia, uma múmia de cerca de 1500 anos foi descoberta nas montanhas Altai, na Mongólia. Até aí, tudo bem…
O que chamou atenção na notícia é que a múmia está calçando algo muito parecido com um par de tênis da marca Adidas, que só veio a ser fundada em 1949, na Alemanha.
Seria essa a prova de que é possível viajar no tempo?
O corpo da múmia seria de uma pessoa que voltou ao passado e acabou morrendo por lá?
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
O importante achado é real, mas calma aí!
De acordo com uma publicação do Siberian Times, foram descobertas somente algumas partes desta múmia, que parece ser o primeiro turco a ser sepultado na Ásia Central. Esses restos mortais foram encontrados nas montanhas Altai, a cerca de 2800 metros de altitude (local que possui condições peculiares de umidade e pressão que ajudaram a conservar o material), e estão sendo estudados pelos peritos do museu Khovd, na Mongólia.
B.Sukhbaatar, perito do museu, disse à Siberian Times que os restos mortais parecem ser de uma mulher e que ela não seria da elite.
Juntamente com essas partes do corpo, os pesquisadores encontraram também uma sela, um freio, os restos de um cavalo inteiro (uma fêmea), um vaso de barro e uma chaleira de ferro, além de uma tigela de madeira e algumas peças de roupas.
Também foram encontrados algumas almofadas, uma cabeça de ovelha e um saco de viagem, onde estavam guardados acessórios que indicam que houve um ritual fúnebre típico da cultura local dos turcos (acredita-se que esse tenha sido o primeiro desse tipo).
Quanto ao “tênis da Adidas”, é claro que se trata de uma brincadeira inventada pela “galerinha da internet”, pois a múmia está usando apenas um tipo de sapatilha (bastante comum, aliás) que era amarrada por essas tiras paralelas. Podemos ver esse tipo de calçado em ilustrações do antigo povo turco:
Conclusão
A importante descoberta de uma múmia turca foi anunciada no dia 9 de abril de 2016, mas o calçado dela, infelizmente, não é do futuro!