Cinema / TV
Música censurada foi o motivo da demissão de Moacyr Franco?
É verdade que a música República Federativa do Bandido, composta por Moacyr Franco, foi o motivo da sua demissão do SBT após ser censurada?
A notícia se espalhou pelas redes sociais em novembro de 2017, voltando a ser compartilhada novamente através de grupos no WhatsApp no começo de 2018. De acordo com o texto, a Justiça Federal teria proibido a nova música do compositor e humorista Moacyr Franco de tocar nas rádios. Além disso, a música República Federativa do Bandido teria sido a causa da demissão do artista do SBT.
Será que isso é verdade?
Verdade ou farsa?
Na segunda quinzena de novembro de 2017, o humorista Moacyr Franco foi demitido do SBT, emissora onde ele já trabalhava há 20 anos. Na ocasião, o SBT explicou (o que foi confirmado pelo humorista) que a sua saída foi motivada por reestruturações no SBT e, com cortes de gastos, alguns funcionários tiveram que sair.
Na mesma ocasião, Carlos Alberto de Nobrega, apresentador do programa A Praça é Nossa – onde Moacyr Franco trabalhava, também confirmou que as motivações do SBT foram financeiras e, infelizmente, como uma empresa o SBT pode fazer o que achar melhor para os negócios.
Moacyr Franco também gravou um vídeo (além de declarar abertamente em diversas entrevistas) onde explica que seu salário na emissora já havia caído bastante, mas que mesmo assim o SBT ainda continuou achando que ele é muito caro para a atração:
Sobre a música
Não encontramos nenhuma decisão da Justiça proibindo a execução da música República Federativa do Bandido. Tanto é que (diferente do que o boato sugere) encontramos facilmente a canção na web.
Outro detalhe é que a música não é nova: Na verdade, a canção é de 2016 e Moacyr já tinha ela pronto há muito tempo, como ele disse em entrevista.
Conclusão
Moacyr Franco foi demitido do SBT (segundo o que diz a emissora) por causa de cortes nos gastos e nada tem a ver com a sua música!