Connect with us

E-farsas

Música tema do Silvio Santos denunciava que ele era comunista?

Cinema / TV

Música tema do Silvio Santos denunciava que ele era comunista?

Música tema do Silvio Santos denunciava que ele era comunista?

Versão de uma canção da União Soviética foi escolhida por Silvio Santos para o tema de abertura do programa Show de Calouros para mostrar que ele era comunista?

A afirmação voltou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2024, pouco tempo depois da morte do apresentador e empresário Silvio Santos. Segundo o que foi disseminado, a música de abertura do programa Show de Calouros seria uma versão de uma canção dos anos de 1920 da União Soviética, escolhida a dedo para mostrar a predileção de Silvio Santos pelo regime comunista.

Será que isso é verdade ou mentira?

Música denunciava que Silvio Santos era comunista? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O tema de abertura do programa dominical Show de Calouros estreou nos anos de 1980 e apresentava os jurados da atração, como podemos ver no vídeo a seguir:

A música é uma adaptação da canção romântica com inspirações folclóricas “Dorogoi dlinnoyu” (“Pela Longa Estrada”, em tradução livre), composta pelo compositor russo Boris Fomin e pelo seu conterrâneo, o poeta Konstantin Podrevskii, e lançada em 1925, na voz da cantora Tamara Tsereteli:

No vídeo abaixo, a versão é cantada pelo homem do Trololó, Eduard Khil:

Essa música foi regravada em mais de 70 línguas diferentes, fazendo um grande sucesso em inglês com o nome Those Where the Days, na voz de Mary Hopikin:

A composição, que abordava o idealismo romântico da juventude, fez muito sucesso na então recém-criada União Soviética, mas foi banida em 1929, por ser considerada antirrevolucionária. 

Em 1969, a cantora Joelma Giro lançou a versão abrasileirada de Dorogoi dlinnoyu, que aqui virou “Aqueles Tempos”:

A ideia de usar a música surgiu da produção do Show de Calouros, que queria um tema fácil de cantarolar e que ficasse marcado na cabeça do telespectador. O maestro Zezinho criou um arranjo em ritmo de marchinha e os nomes dos jurados eram encaixados na melodia, sempre terminando com “♫ lá lá lá… ♫”.

Silvio Santos era comunista?

Definitivamente, não!

Silvio era um defensor ferrenho do capitalismo e totalmente contra o comunismo, que – segundo ele – nunca funcionaria devido à preguiça do ser humano. Em várias ocasiões, o apresentador explicou a sua teoria sobre o único lugar onde o comunismo funcionaria:

Resumo em vídeo

Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:

@efarsas

Música do Show de Calouros denunciava que Silvio Santos era comunista? fakenews silviosantos #silviosantosvemai Showdecalouros

♬ som original – Gilmar Lopes – Gilmar Lopes

Conclusão

É verdade que a música tema do programa Show de Calouros é uma versão de uma canção soviética de 1925 e não é verdade que Silvio Santos era comunista!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Cinema / TV

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top