Música tema do Silvio Santos denunciava que ele era comunista?
Versão de uma canção da União Soviética foi escolhida por Silvio Santos para o tema de abertura do programa Show de Calouros para mostrar que ele era comunista?
A afirmação voltou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2024, pouco tempo depois da morte do apresentador e empresário Silvio Santos. Segundo o que foi disseminado, a música de abertura do programa Show de Calouros seria uma versão de uma canção dos anos de 1920 da União Soviética, escolhida a dedo para mostrar a predileção de Silvio Santos pelo regime comunista.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O tema de abertura do programa dominical Show de Calouros estreou nos anos de 1980 e apresentava os jurados da atração, como podemos ver no vídeo a seguir:
A música é uma adaptação da canção romântica com inspirações folclóricas “Dorogoi dlinnoyu” (“Pela Longa Estrada”, em tradução livre), composta pelo compositor russo Boris Fomin e pelo seu conterrâneo, o poeta Konstantin Podrevskii, e lançada em 1925, na voz da cantora Tamara Tsereteli:
No vídeo abaixo, a versão é cantada pelo homem do Trololó, Eduard Khil:
Essa música foi regravada em mais de 70 línguas diferentes, fazendo um grande sucesso em inglês com o nome Those Where the Days, na voz de Mary Hopikin:
A composição, que abordava o idealismo romântico da juventude, fez muito sucesso na então recém-criada União Soviética, mas foi banida em 1929, por ser considerada antirrevolucionária.
Em 1969, a cantora Joelma Giro lançou a versão abrasileirada de Dorogoi dlinnoyu, que aqui virou “Aqueles Tempos”:
A ideia de usar a música surgiu da produção do Show de Calouros, que queria um tema fácil de cantarolar e que ficasse marcado na cabeça do telespectador. O maestro Zezinho criou um arranjo em ritmo de marchinha e os nomes dos jurados eram encaixados na melodia, sempre terminando com “♫ lá lá lá… ♫”.
Silvio Santos era comunista?
Definitivamente, não!
Silvio era um defensor ferrenho do capitalismo e totalmente contra o comunismo, que – segundo ele – nunca funcionaria devido à preguiça do ser humano. Em várias ocasiões, o apresentador explicou a sua teoria sobre o único lugar onde o comunismo funcionaria:
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas Música do Show de Calouros denunciava que Silvio Santos era comunista? fakenews silviosantos #silviosantosvemai Showdecalouros
Conclusão
É verdade que a música tema do programa Show de Calouros é uma versão de uma canção soviética de 1925 e não é verdade que Silvio Santos era comunista!