Crimes
Não abra o portão para entrevistadora! Perigo?
Alerta espalhado pelo WhatsApp avisa para o perigo de uma gangue que usa uma aparentemente inocente entrevistadora para assaltar as casas! Será verdade?
O aviso apareceu nas redes sociais no dia 24 de maio de 2017 e rapidamente se espalhou através dos grupos do WhatsApp. De acordo com o texto – acompanhado de um vídeo – um grupo de ladrões estaria agindo em várias cidades do Brasil com uma tática diferente: Uma mulher aparentemente inocente chama na porta das casas com o pretexto de entrevistar os moradores e, ao menor descuido dos moradores, a casa é invadida pelos bandidos!
Será que esse alerta é real?
Verdade ou farsa?
Apesar dessa história aparecer com força no final de maio de 2017 aqui no Brasil, ela já circula há alguns meses em outras línguas na web. Em abril do mesmo ano, a notícia de uma mulher que estava sendo usada como isca para facilitar a ação de bandidos foi desmentida por sites de língua inglesa, como o MotherShip, que afirma que o boato também circulou em Singapura.
Além disso, esse rumor também circulou e foi desmentido (em aguns casos) no México (em novembro de 2016), na Holanda, na Itália, e em vários outros países…
Graças a uma reportagem publicada no site de língua inglesa The Mirror afirmando que esse assalto teria acontecido em Londres, em março de 2016, o assunto viralizou e vários sites começaram a copiar a história, mudando o nome do local onde isso teria ocorrido!
Uma investigação da Polícia do estado de Iucatã, no México, mostrou que a foto usada nessa e-farsa é de uma moça que nada tem a ver com o assunto.
Conclusão
A história da quadrilha que está usando uma mulher se fazendo passar por entrevistadora é farsa! De qualquer forma, um pouco de bom senso e de cuidado não faz mal a ninguém!