Falso
A NASA vai pagar 70 mil pra voluntários fumarem maconha?
É verdade que a Agência Espacial Norte-americana está buscando voluntários que queiram ficar deitados e fumando maconha por 70 dias?
A noticia apareceu em diversos sites e blogs no dia 1º de março de 2016 e afirma que a NASA estaria recrutando pessoas que estejam dispostos a passar 70 dias deitados em uma cama, fumando maconha e jogando videogame. O salário, de acordo com a notícia, é de 18 mil dólares por mês (cerca de R$68.000 na cotação de hoje)!
Os voluntários que aceitarem essa “difícil” jornada, estariam participando de um estudo da NASA, cujo o objetivo seria o de encontrar formas de preservar a saúde e a segurança dos astronautas durante longos períodos de viagem pelo espaço.
Os pesquisadores também querem entender, segundo o que foi afirmando na reportagem, como a maconha influencia no corpo das pessoas em ambientes de pouca gravidade!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Todos os jornais online e portais de noticias (ou grande parte deles) que publicaram esse novo estudo da NASA citaram como fonte o site de língua inglesa Health Cure Center que, por sua vez, não dá nenhuma prova de que o estudo exista mesmo.
O site é especializado em matérias sobre saúde e, curiosamente, todas elas (ou a grande maioria) envolvem o consumo de maconha!
Uma busca no site da NASA também não nos retorna nenhuma pesquisa envolvendo o consumo da cannabis. Podemos ver alguns estudos no sentido de se cultivar plantas no espaço, mas nada sobre o consumo da maconha.
O artigo publicado pelo Health Cure Center se parece muito com uma publicação feita na rede social CannaSOS um dia antes! A CannaSOS é uma rede social voltada para os amantes da cannabis.
Estudos semelhantes
Tudo indica que esse boato tenha surgido em cima da notícia de 2014, quando a NASA recrutou voluntários que se dispuseram a ficar 70 dias deitados em uma cama. O estudo já havia sido feito um ano antes e voltou a ser realizado em junho de 2015, porém, como podemos ver no site da NASA, não há nenhuma menção à cannabis.
O objetivo do estudo é investigar os efeitos da microgravidade sobre o corpo humano. De acordo com a própria NASA (transcrito pelo blog de língua inglesa ZME Science):
“[…]o corpo deve ser submetido a atrofia muscular semelhante à experimentada pelos astronautas no espaço. As camas são inclinadas de cabeça para baixo em um ângulo de seis graus e essa inclinação ajuda os fluidos corporais a se deslocar para a parte superior do corpo, desencadeando eventos cardiovasculares semelhantes aos que acontecem em um vôo espacial”
Os voluntários também fazem exercícios físicos regularmente.
Sites caíram no hoax
Mesmo sem nenhuma verificação prévia, diversos sites e portais de notícias publicaram a notícia como se ela fosse real. Alguns exemplos são o Catraca Livre e o Portal Terra:
Conclusão
A NASA realizou estudos com voluntários que ficaram 70 dias deitados em camas para que se pudesse analisar os efeitos do repouso em longas viagens, mas não há nenhum link da NASA confirmando que a maconha esteja envolvida nesses testes.