Nicolás Maduro ganhou da ONU um prêmio pela redução da fome na Venezuela?
É verdade que a Organização das Nações Unidas deu ao ditador Nicolás Maduro um prêmio em reconhecimento ao trabalho dele para o fim da fome na Venezuela?
A colagem de imagens ganhou força nos compartilhamentos nas redes sociais na última semana de fevereiro de 2019 e mostra Nicolás Maduro recebendo o que parece ser uma enorme condecoração das mãos de um homem de terno. De acordo com o texto que acompanha as imagens, Maduro teria recebido um prêmio da ONU em reconhecimento pelo seu trabalho pela diminuição da desnutrição na Venezuela!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A foto é real, mas o fato aconteceu em 2013!
Em junho de 2013, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) reconheceu a Venezuela como um dos 18 países que haviam alcançado um “progresso excepcional” para a redução da prevalência da desnutrição.
Para chegar a esse resultado, a FAO acompanhou o progresso de 1990 a 1992 e de 2010 a 2012, e determinou que 20 países teriam que reduzir a proporção de pessoas famintas pela metade, como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas.
Entre os 18 países que alcançaram os objetivos estavam – além da Venezuela – Cuba, Guiana, Kuwait, Nicarágua e Peru.
Na ocasião, vários grupos questionaram a decisão da FAO em premiar Maduro, mas a organização não só manteve o reconhecimento, como tornou a condecorar o governo venezuelano em 2014 e, depois, novamente em 2015.
Em dezembro de 2017, um dos relatores de direitos humanos das Nações Unidas elogiou o governo venezuelano pela introdução de uma série de medidas em linha com as recomendações feitas por ele em sua recente missão ao país.
“Eu pessoalmente pedi a libertação de diversos detidos e fico contente em saber que muitos deles estão na lista de beneficiados pela decisão do governo. Isso se constitui um sinal de movimento rumo à reconciliação nacional e demonstra que o diálogo traz frutos”, disse o relator de volta à ONU.
A Fome na Venezuela em 2019
Em fevereiro de 2019, inúmeras reportagens mostram que o povo as áreas mais carentes e populares da Venezuela passa fome e outras necessidades. A crise econômica no país deixou o povo na miséria e a fome, segundo reportagem do El País, virou um catalisador da violência em cidades como Caracas, onde mais de 40 pessoas morrem por dia (por fome ou pela violência)!
Conclusão
Nicolás Maduro já ganhou diversos prêmios da FAO (uma das agências da ONU criada para diminuir a fome no mundo) por colocar em prática recomendações da agência para a redução da fome na Venezuela! Com a crise econômica naquele país, em 2019, o povo de lá está literalmente morrendo de fome e esse programa do governo parece nunca ter existido ou, se existiu, há muito tempo não está mais sendo colocado em prática!