O adolescente inventor do sabonete curador do câncer foi encontrado morto em condições suspeitas?
Heman Bekele, de 14 anos, teria sido encontrado sem vida com 35 tiros nas costas após anunciar sua invenção com a cura do câncer! Será verdade?
A notícia surgiu nas redes sociais na segunda semana de setembro de 2024 e afirma que o adolescente etíope Heman Bekele teria sido encontrado sem vida em uma região rural isolada no interior dos Estados Unidos. Segundo o que diz na reportagem, o corpo de Bekele havia sido enterrado com 35 tiros nas costas, mas a perícia teria apontado que ele mesmo teria planejado sua própria morte.
O caso teria ocorrido pouco tempo depois da divulgação de uma invenção do jovem: um sabonete que supostamente cura o câncer, o que poderia falir a indústria farmacêutica do ramo da oncologia!
Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
Heman Bekele ficou mundialmente conhecido por suas contribuições na prevenção do câncer de pele. Eleito a criança do ano de 2024 pela revista Time, Bekele criou – aos 14 anos – um sabonete com componentes, incluindo medicamentos já existentes, que pode ajudar no tratamento e na prevenção de alguns tipos específicos de câncer de pele.
O adolescente já havia vencido, em 2023, o desafio “Young Scientist Challenge”, promovido pela 3M e Discovery Education, levando um prêmio de US$ 25 mil, além de ter a oportunidade de continuar suas pesquisas em um ambiente profissional.
Então, logo de cara, podemos afirmar que não é verdade que o garoto etíope tenha descoberto a cura do câncer e que isso tenha enfurecido a “malvada indústria farmacêutica”. Seu trabalho gira em torno de uma invenção (combinando medicamentos com outros componentes) que poderá (ou não) se transformar em um produto vendido justamente pela tal indústria farmacêutica. Logo, não parece haver nenhum problema em relação a isso!
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas O INVENTOR DO SABONETE QUE PREVINE O CÂNCER NÃO MORREU! #hemanbekele #hemanbekelesoap
Heman Bekele foi encontrado morto?
Aparentemente, não! Não encontramos nenhuma notícia a respeito da suposta morte do jovem inventor. Seu perfil no Instagram e seu site não falam nada sobre isso.
Também não encontramos a reportagem sobre sua morte no portal de notícias G1. Curiosamente, não encontramos nenhuma menção do nome “Heman Bekele” no G1.
A manchete falsa não segue o padrão do portal de notícias G1, como a falta do ponto final no subtítulo.
Conclusão
Não é verdade que o jovem Heman Bekele foi encontrado morto por causa da sua invenção que supostamente cura o câncer!