O comediante Paulo Gustavo foi punido pela Justiça Divina após zombar de Jesus?
Por
É verdade que o comediante Paulo Gustavo está sofrendo com COVID depois de associar Jesus com Pabllo Vittar em uma piada durante as gravações de um filme?
Na segunda semana de abril de 2021, publicações começaram a se espalhar através das redes sociais relembrando uma suposta zombaria feita pelo comediante Paulo Gustavo durante a gravação de seu último filme.
De acordo com o texto compartilhado, o ator teria sido punido com o COVID por uma justiça divina após fazer uma piada associando Jesus ao cantor Pabllo Vittar.
Será que Paulo Gustavo ofendeu mesmo o cristianismo?
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
No dia 13 de março de 2021, o ator e comediante Paulo Gustavo foi internado em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro com sintomas de COVID. Oito dias após sua internação, ele foi intubado após sentir dificuldade para respirar e, de lá pra cá, seu quadro clínico passou por altos e baixos.
No dia 11 de abril de 2021, quase um mês depois, o hospital divulgou o boletim médico sobre o estado de saúde de Paulo Gustavo (o mais recente até agora). Segundo o boletim, o quadro do comediante havia piorado, indicando complicações pulmonares e hemorrágicas.
Paulo Gustavo ofendeu Jesus em seu último vídeo?
Em julho de 2018, o humorista Paulo Gustavo aproveitou um intervalo nas filmagens do filme “Minha Vida em Marte” para interagir com seus seguidores nas redes sociais e, de quebra, dar uma cutucada em certos grupos que pregam o amor, mas que praticam a intolerância.
Segundo o site Istoé, Paulo Gustavo aproveitou o cenário de uma das cenas de casamento e pediu para que um padre, que também é ator, casasse ele e seu namorado. Ao ouvir a resposta negativa, Paulo Gustavo fez um desabafo:
“Casa eu e meu marido? Por que não pode? Não existe igreja no mundo… Quem escreveu essa Bíblia? Está desatualizado isso. Se Jesus Cristo fosse vivo hoje, estava no show de Pabllo Vittar… Com certeza! Está todo mundo indo. Quem é que está mandando a gente pra cá? Eu, Pabllo Vittar… Hoje em dia está nascendo um monte de bee, cheio de fluido. Quem está mandando os fluidos pra cá? Deus? Então por que não posso casar na Igreja? Tá errado. Casa logo eu, deixa de ser bobo, larga isso”
O vídeo foi publicado no seu perfil do Instagram e, mesmo que seus seguidores tenham apoiado a sua atitude, algumas pessoas se sentiram ofendidas:
Paulo Gustavo explica
Diante da reação negativa de parte do público, o ator usou seu Instagram para explicar a sua intenção com o vídeo:
“Foi a forma que encontrei, através do humor, de fazer uma reflexão sobre como vejo o mundo e determinadas questões. Fiz o vídeo num tom descontraído, divertido e sem ofender ninguém! […] Se Jesus fosse vivo hoje, de carne e osso, poderia sim estar no show de Pabllo Vittar, tal como em qualquer outro show, de qualquer outro artista. Isto porque ele foi quem entendeu que todos eram iguais, merecedores do mesmo respeito, do mesmo amor, independente de condição, cor ou gênero. Jesus fez revolução justamente por não ser preconceituoso […] Eu não ofendi a Deus. Quem ofende a Deus são todos que, em nome dele, cometem discriminação e disseminam o ódio. […] O ódio não soma, não acrescenta, não cria. Já o amor, este sim, germina e se multiplica! E esse é o Deus em que eu acredito e essas são as ideias que Jesus pregou e defendeu”
Além disso, diferente do que as correntes maldosas dizem, esse não foi o último filme gravado por Paulo Gustavo. No mesmo ano – e nos seguintes – ele também gravou outros projetos, como o filme Agente Especial – ainda sem data para estrear.
O humorista está sendo punido por ter zombado de Jesus?
Cada um acredita no que quiser. Não temos como mudar a crença de ninguém e esse nem é o propósito desse site. No entanto, devemos deixar claro alguns pontos aqui:
Do jeito que o texto foi compartilhado nas redes sociais, dá a impressão de que a tal “ofensa” teria sido gravada há poucos dias. Como podemos ver, o fato ocorreu em 2018. Se essa história da tal “justiça divina” fosse algo real, por que será que esse deus vingativo demorou tanto tempo para agir?
É bem possível que esse deus fraco, criado por esses falsos “cidadãos de bem”, tenha mais o que fazer do que se preocupar com um protesto feito por um reles humorista 3 anos atrás. Talvez ele esteja preocupado em acabar com a fome em algum país subdesenvolvido, ou até, quem sabe, punir algum político-pastor que rouba tanto de seus fiéis (em nome Dele) quanto do dinheiro público…
E as outras milhares de pessoas que curtiram o vídeo do humorista? Será que todas também foram punidas?
E os outros 137 milhões de contaminados pelo novo coronavirus? Será que todos eles também foram punidos porque “zombaram” de alguma crença?
Besteiras recorrentes na web envolvendo um deus malvado
Essa história lembra muito aquela corrente cheia de baboseiras que se espalha pela web desde 2006, sobre um grupo de jovens que teria sofrido um acidente automobilístico fatal após dizer que Jesus iria com eles no porta malas do carro, junto com uma cartela de ovos (e depois, verificaram que os ovos estavam intactos).
Outra besteira semelhante circulou em fevereiro de 2019, afirmando que o jornalista Ricardo Boechat teria sido punido com a morte logo após gravar um vídeo zombando de Deus e das religiões!
Pelo visto, essa tal justiça divina pregada pelos cidadãos de bem segue uma lógica meio estranha…
Atualização 05/05/2021
No dia 03 de maio de 2021, o humorista apresentou piora nos sinais vitais após uma embolia. No dia seguinte, o quadro clínico ficou irreversível e Paulo Gustavo faleceu. A informação da morte foi confirmada por meio de comunicado oficial divulgado pela assessoria de imprensa do artista. Paulo Gustavo tinha 42 anos de idade.
Conclusão
Não compartilhe correntes maldosas como essa! A menos que o seu deus seja uma criatura fraca e vingativa (ao invés de espalhar o amor e a tolerância), não há nenhuma relação entre um protesto feito durante as gravações de um filme em 2018 e uma situação grave em uma UTI em 2021!
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!