Falso
O deputado Marco Feliciano propôs um Projeto de Lei que criminaliza sexo anal?
É verdade que o deputado Marco Feliciano fez um projeto de lei proibindo a exibição de cenas de sexo anal em filmes adultos e em jogos eletrônicos?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs – e também nas redes sociais – na segunda quinzena de dezembro de 2017. De acordo com o texto, o deputado Marco Feliciano teria enviado para tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8915/2017, de 14 de dezembro, que determina que “não será permitido que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ade “sexo anal”.
O projeto, de acordo com a notícia, ainda prevê a obrigatoriedade de classificação para filmes adultos, ação democrática que possibilita aos jovens escolher o que irão consumir”.
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou farsa?
No dia 17 de dezembro de 2017, o site já conhecido aqui no E-farsas por criar e espalhar notícias falsas Corrupção Brasileira Memes publicou a notícia sobre o suposto projeto de lei que iria proibir obras que contenham cenas de sexo anal. O PL 8915/2017 seria de autoria do deputado Marco Feliciano e – de acordo com os inventores dessa história – já estaria tramitando na Câmara dos Deputados.
Acontece que o Projeto de Lei nº 8.915/2017 é de autoria do deputado federal Rômulo Ferreira e nada tem a ver com a proposta atribuída ao colega Marco Feliciano.
A PL em questão altera a Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, que dispõe sobre o exercício da Medicina, para incluir disposições sobre a avaliação pré-anestésica.
“Inspiração” dessa fake news
Os redatores do Corrupção Brasil Memes “se inspiraram” em uma notícia de setembro de 2017, quando o deputado Marco Feliciano apresentou um Projeto de Lei que proibiria a “profanação de símbolos sagrados” em manifestações artísticas — incluindo filmes, shows e jogos — e reforçar a obrigação à exibições e apresentações ao vivo a contarem com classificação indicativa adequada para crianças e adolescentes.
Não encontramos nada relacionado à sexo anal dentre os projetos de autoria do deputado Marco Feliciano.
Conclusão
O Projeto de Lei 8.915/2017 trata de outro assunto não relacionado à sexo anal e não é de autoria do deputado Marco Feliciano. A fake news surgiu em um site especializado em criar notícias falsas!