Acidentes
O desaparecimento do avião da Malaysia Airlines foi causado por alienígenas?
É verdade que gravações da caixa preta do avião Malaysia Airlines revelaram que o acidente foi causado por “seres não-humanos”?
Na segunda quinzena de março de 2018, um vídeo acompanhado de textos e documentos começou a se espalhar através de sites e blogs especializados em teorias de conspiração. De acordo com a reportagem, a gravação da caixa preta do último voo de um Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines teria mostrado que o sumiço da aeronave – que ia de Kuala Lumpur para Pequim – foi causado por seres não-humanos!
Um usuário do Twitter teria recebido os áudios em seu correio de voz 4 anos após o desaparecimento dos 239 passageiros e tripulantes. Na gravação, segundo o que se espalhou pela web, a frase “SOS – eles não são humanos” pode ser claramente ouvida!!!
Será que o desaparecimento do Boeing 777, ocorrido em março de 2014, tem a ver com ataques de extraterrestres ou de seres de outras dimensões?
Verdade ou mentira?
Em março de 2018, o usuário @Ty alterou a sua conta no Twitter para @strayedaway, dando ao novo nome a ideia de que se tratava de uma adolescente de 15 anos de idade. Desde então, suas publicações estão protegidas, mas podemos ver as postagens anteriores (de quando ela ainda era ele) aqui.
Ty disse que foi obrigado a mudar a sua conta no Twitter após receber inúmeras ameaças de morte.
Além de um áudio (com uma voz robótica), não há nenhuma prova de que esse sujeito tenha sido “o escolhido” para receber dados tão importantes para investigações dessa tragédia até hoje não solucionada.
Algumas perguntas surgem a respeito dessa história (que faz parte do folclore em grupos de conspiracionistas, como no 4chan), tais como:
- Por que escolheram esse rapaz para receber tais dados?
- Como saber se esse áudio tem alguma relação com o ocorrido?
- É possível uma gravação de áudio de uma caixa preta ser gravada em uma mensagem de áudio e enviada para um aparelho de celular?
- Podemos confiar em uma voz robótica?
Os conspiracionistas piram
Não é de hoje que conspiracionistas inventam histórias mirabolantes para tentar explicar o sumiço do avião da Malaysia Airlines: Poucos dias após o desaparecimento do avião que fazia o voo MH370, a revista Time já havia separado 5 teorias malucas que começavam a se espalhar sobre esse enigma. As teorias iam desde um portal de outro mundo que teria se aberto e sugado o vôo até que os norte-coreanos teriam sequestrado o Boeing.
Em 2014, desmentimos aqui no E-farsas algumas notícias falsas que circularam a respeito dessa tragédia. Por exemplo, uma fake news afirmando que todos os aparelhos de celular dos passageiros continuavam tocando semanas depois do desaparecimento da aeronave. No mesmo ano, desmentimos outra notícia que havia se espalhado afirmando que 100 pesquisadores da cura para a AIDS estavam no avião…
Última mensagem
Sabe-se que a última mensagem enviada pelos pilotos da aeronave para a torre de comando foi um tranquilo “Tudo bem, entendido!”, algo que espanta os especialistas pela aparente serenidade dos pilotos. A mensagem foi enviada após o controle aéreo malaio avisar aos comissários que o avião havia atingido o limite entre o espaço aéreo da Malásia e do Vietnã e que o controle aéreo estava entregando o controle do voo para as autoridades de Ho Chi Min. Logo após, o avião desapareceu.
O fato de até hoje não haver nenhuma pista de onde esse avião teria ido parar torna-se um terreno fértil para que se criem muitas histórias em cima desse enigma.
Conclusão
Não há nenhuma prova de que os fatos apresentados por essa conta do Twitter sejam reais. Tudo pode fazer parte de uma nova “gincana” criada na web para a divulgação de alguma marca ou produto (ou é apenas brincadeira desse sujeito).