Falso
O Fantasma previu o surgimento do “Vírus da China” nos quadrinhos em 1957?
É verdade que o personagem dos quadrinhos O Fantasma incentivou um nativo o uso de uma máscara facial para se proteger do “vírus da China”, em 1957?
A imagem começou a se espalhar nas redes sociais no final de 2021, e mostra um recorte de uma página da revista em quadrinhos onde o personagem O Fantasma aparece sugerindo a um nativo que o uso da máscara facial irá ajudá-lo a se proteger do “Vírus da China”.
Juntamente com o recorte, as publicações sugerem que o heroi teria previsto, em 1957, a pandemia do novo coronovarívus em 2020-2021!
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
A imagem é falsa! Trata-se de uma montagem feita em cima de um trecho de uma revista publicada em 1958, chamada ‘Valley of No Return‘. A aventura foi escrita por Lee Falk e ilustrada por Wilson McCoy, como podemos ver nesse link.
Meses antes, a história havia sido publicada em capítulos num jornal Pensilvânia (EUA) chamado “The Pocono Record”.
Nas versões originais, o Fantasma está encorajando o uso da máscara para se protegerem contra a Morte do Sono. Esse era o nome de uma doença misteriosa que assolava as pessoas no fictício Vale do Tessai, onde a história se passava.
Compare a versão original com a montagem:
Conclusão
A publicação afirmando que o personagem O Fantasma teria previsto em 1957 o “Vírus da China” é falsa! Na edição original, o heroi pedia para que os nativos usassem máscara para se protegerem da Morte do Sono, uma doença misteriosa que assolava o Vale de Tessai, onde a história se passava!