Conspirações
O G1 deixou vazar aviso para editor mudar subtítulo de manchete para beneficiar Lula?
Portal de notícias do grupo Globo teria deixado escapar orientações para editor criar um subtítulo para a manchete beneficiando o presidente Lula! Será verdade?
A imagem começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2024, e mostra um recorte de uma reportagem do portal G1 sobre uma declaração do presidente Lula sobre mentira. Na manchete, o texto transcreve o desejo do presidente em criar um decreto proibindo a mentira no Brasil e, no subtítulo, uma ordem para o editor escrever frases favoráveis ao chefe do executivo e contra o senador Sergio Moro.
Segundo o que foi amplamente compartilhado, o G1 teria deixado escapar a ordem dada ao editor, mas será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
A manchete existe, mas o subtítulo foi adulterado!
No dia 12 de abril de 2024, o portal de notícias G1 publicou uma reportagem sobre uma declaração feita pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva naquele dia sobre a quantidade de mentiras que são espalhadas no país. Lula teria dito em um discurso que:
“Eu, se pudesse, iria fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, subordinado à maldade, subordinado à intriga”
No entanto, o subtítulo da manchete não condiz com o recorte que foi compartilhado nas redes sociais. Perceba que há uma propaganda entre a barra vermelha do portal e a manchete:
Por meio do site WebArchive – projeto que guarda versões antigas das páginas na internet -, podemos verificar que o subtítulo sempre foi: “Presidente afirmou ainda que sua prisão na Operação Lava Jato ocorreu em razão de ‘uma das maiores mentiras do país’, e que a história vai provar sua posição.”
Conclusão
Não é verdade que o portal G1 deixou escapar uma ordem dada ao editor para criar um subtítulo a favor do presidente Lula!