O General Villas Bôas decretou intervenção militar no Brasil?
Áudio atribuído ao general Eduardo Villas Bôas chama o povo em apoio à intervenção militar que se irá se instaurar no final do mês! Será verdade?
O suposto pronunciamento teria partido do general do Exército Brasileiro Eduardo Villas Bôas e se espalhou através de grupos do WhatsApp no final de maio de 2018. No áudio, o general alerta o povo sobre uma intervenção militar que se dará no final do mês!
O motivo da intervenção, segundo a voz, seria causado pelo presidente que se instituiu através de um golpe e, por isso, o Exército iria substituir todos os ministros por oficiais das Forças Armadas!
Juntamente com o áudio, um documento do Exército confirmaria a intervenção militar.
Será que esse áudio e esse documento são reais?
https://youtu.be/wRmoeBUVD88
Verdade ou mentira?
Procuramos algum documento do Exército que confirme a veracidade desse áudio e da imagem compartilhada, mas não encontramos nada a respeito. O general não disse nada que confirme isso nem mesmo no seu perfil oficial no Twitter. Diferente do que o áudio afirma, o general Villas Bôas twittou que deseja a solução para o fim das greves o mais rápido possível, e que a diretriz do Exército é o foco no bem-estar social e na “perene negociação para evitar conflitos entre os atores diretamente envolvidos“.
https://twitter.com/Gen_VillasBoas/status/1000761602575085568
É difícil acreditar que o Exército iria usar apenas o WhatsApp para “avisar” uma possível intervenção…
Uma busca nos principais jornais do país sobre a possibilidade do Exército ter feito alguma declaração sobre intervenção e, igualmente, não encontramos nada a não ser declarações como a do chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, afirmando que não está preocupado com mobilizações pedindo a intervenção militar no País.
“Não temos nenhuma concordância com isso. Seguimos o que está na Constituição”, afirmou o almirante em entrevista ao Terra.
Analisando o “documento”
Uma rápida análise no documento que acompanha o áudio já revela que quem redigiu o texto ali contido errou em vários aspectos. Um deles é o nome do próprio general, que possui um acento circunflexo no “o” do “Bôas“.
Além disso, palavras como “republica” estão grafadas erradas (sem a acentuação, por exemplo).
A voz atribuída ao general
Para desmentir isso com mais certeza ainda, compare a voz espalhada pelo áudio através dos grupos do WhatsApp com a voz do próprio general (afirmando ser contra a intervenção militar) e perceba como são diferentes:
https://youtu.be/ZnpvV5evoa8
Conclusão
O áudio e o documento atribuídos ao general Eduardo Villas Bôas falando sobre intervenção militar são falsos!