Conspirações
O general Villas Boas instituiu intervenção militar do Exército no Brasil?
Documento compartilhado nas redes sociais em nome do general Villas Boas institui intervenção militar no Brasil! Será verdade?
A imagem de um documento com o brasão das Armas Nacionais do Brasil e em nome de um militar chamado General Villas Boas começou a se espalhar através das redes sociais no final de outubro de 2022. No texto, é declarado vago o cargo de presidente da República a partir do dia 31/10/2022, a suspenção do Congresso Nacional e o afastamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Além de instituir uma intervenção militar através do Exército Brasileiro!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
O general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas foi comandante do Exército Brasileiro até 2019, quando foi substituído pelo general Marco Antônio Freire Gomes. Portanto, logo de cara, podemos desconfiar do tal documento. O general saiu do cargo para ser assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), no Palácio do Planalto.
Outro detalhe é que essa mesma imagem com conteúdo similar já tinha circulado em 2018, quando o Exército Brasileiro negou a autoria da carta, dizendo ainda que o texto não expressava “o pensamento do Exmo. Sr. General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, nem da instituição.“.
Como podemos ver no dia da publicação dessa nossa checagem, o presidente Jair Bolsonaro continua no poder e o país segue respeitando as instituições.
Procuramos declarações a respeito desse suposto golpe nos perfis oficiais do general e do Exército e, apesar do general se manifestar contra a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022, não encontramos nada sobre intervenção militar.
Conclusão
É falso o documento que usa o nome de um general para falar sobre intervenção militar no Brasil! Conteúdo semelhante já havia sido compartilhado em 2018, sendo desmentido pelo próprio Exército naquela ocasião!