O governo tailandês estimulou a plantação de sementes de frutas em passeios ao ar livre?
Campanha teria sido criada pelo governo da Tailândia, que teria implantado a ideia em todo o país! Mas plantar sementes de frutas em qualquer lugar é algo benéfico para a natureza?
O texto voltou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp no final de setembro de 2023. De acordo com o que foi espalhado, o governo tailandês teria iniciado uma campanha incentivando seus cidadãos a espalhar sementes de plantas frutíferas durante seus passeios ao ar livre.
A suposta campanha, segundo o texto, teria gerado resultado naquele país, pois a quantidade de árvores teria se multiplicado nos últimos anos. O texto se encerra sugerindo que todos devamos fazer isso aqui no nosso país.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Ao fazer uma busca na internet, descobrimos que essa suposta recomendação já circula desde, pelo menos, abril de 2019. Na ocasião, essa história disfarçada de boa ação já havia sido desmentida por especialistas.
Ao plantar sementes sem nenhum critério técnico, a pessoa bem intencionada pode causar não só um problema ambiental, mas também econômico e social, pois as espécies nativas podem ser impactadas negativamente pelas novas plantas.
O problema real é que a grande maioria das frutas que consumimos no nosso dia-a-dia são exóticas, ou seja, não são naturais do Brasil e forçar a plantação dessas árvores em regiões onde elas não são nativas pode causar mais problemas do que solução.
Além disso, cada planta necessita de um tipo de solo, de um tipo de adubação, rega etc. Por exemplo, são poucas as chances de um pé de acerola crescer e dar frutos sem as condições necessárias para sua floração.
Em entrevista ao Globo Rural, especialistas alertam:
“Nem toda espécie trazida de fora se torna um problema. Existem alguns critérios técnicos que a gente pode inclusive usar para analisar o potencial de uma espécie se tornar um problema”, disse a professora Michele Dechoum, da Universidade de Santa Catarina.
O correto seria se informar a respeito das plantas nativas da região antes de sair plantando indiscriminadamente qualquer semente. O Instituto Hórus é um bom local para buscar essas informações.
Em 2021, o Departamento Provincial de Meio Ambiente e Recursos Naturais das Filipinas publicou essa mesma corrente em seu perfil do Facebook, apagando a postagem assim que descobriu que a campanha não era benéfica para o meio ambiente.
Em relação à Tailândia, não encontramos nenhuma notícia comprovando que o governo daquele país tenha iniciado alguma campanha de conscientização para plantação de sementes de frutas entre a população. Há alguns estudos sobre reflorestamento de áreas ao norte da Tailândia e outros projetos, como esse abaixo – de 2013 – que usou aviões para lançar sementes de plantas nativas em várias florestas, mas nada relacionado com disseminação indiscriminada de plantas frutíferas pelo povo de lá:
Conclusão
Não é verdade que o governo tailandês iniciou uma campanha incentivando seus cidadãos a plantarem sementes de árvores frutíferas ao ar livre. A plantação indiscriminada de sementes em florestas, parques e trilhas pode causar mais problemas ambientais do que ajudar o planeta!