O hacker preso pela PF dirigia um Land Rover em nome da Manuela D’ávila?
É verdade que o hacker Walter Delgatti, preso pela Polícia Federal, andava num carro que estava em nome da Manuela D’Ávila?
A notícia se espalhou nas redes sociais na segunda semana de agosto de 2019 e apresenta provas de que o homem preso pela Polícia Federal durante a Operação Spoofing havia sido pego em flagrante em um automóvel Land Rover e que o carro estaria em nome da jornalista e política Manuela D’Ávila.
O texto vem até acompanhado de uma foto do veículo, mas será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
No dia 23 de julho de 2019, a Polícia Federal prendeu quatro suspeitos de terem invadido os celulares do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba. Dentre eles, Walter Delgatti Neto (conhecido como “Vermelho”), um sujeito que – segundo o que é afirmado aqui – era visto passando de Land Rover na cidade paulista de Araraquara.
No entanto, em nenhuma reportagem ou depoimento é citado o nome de Manuela D’Ávila!
As fotos do automóvel
Se não há nenhuma relação entre Manuela D’Ávila e tal do Land Rover, como explicar as fotos que circularam na web?
A explicação é simples: Uma das fotos foi tirada de um anúncio feito na OLX em maio de 2019 por um proprietário de Campinas (SP). O anúncio já foi finalizado, mas ainda podemos vê-lo nos arquivos do Archive.is:
Quanto à segunda foto, trata-se de uma peça publicitária para o lançamento da Range Rover Evoque D180, modelo 2018:
Há ainda uma terceira versão dessa fake news, que usou fotos de uma apreensão feita pela Polícia Federal em janeiro de 2019, em Goiás, e que não tem nenhuma relação com a Operação Spoofing realizada em julho!
Conclusão
Não há nenhuma acusação contra Manuela D’Ávila em relação aos hackers presos pela Polícia Federal! Notícia falsa!