Veículos
O Japão mantém estação de trem para apenas 1 estudante?
É verdade que uma empresa ferroviária japonesa mantém uma estação de trem funcionando apenas para atender a um único passageiro?
A notícia apareceu na web na segunda semana de janeiro de 2016 e conta a bonita história da decisão tomada pela empresa Japan Railways, que estava se preparando para fechar a estação de Kami-Shirataki por causa da falta de passageiros naquela linha de trens há 3 anos. No entanto, segundo o que se espalhou nas redes sociais, a empresa percebeu que a estação ainda estava sendo usada todos os dias por uma única estudante e decidiu, então, manter a estação aberta até ela se formar.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Parte dessa história é real, mas alguns detalhes foram omitidos pelos tabloides online para deixa-la mais bacana e, dessa forma, conquistar mais audiência!
De fato, Kana Harada é uma estudante japonesa que utiliza o transporte ferroviário todos os dias e um trem faz parada na estação apenas para ela!
Essa é a parte real da história! Agora vamos para os detalhes:
A estação onde a estudante pega o trem não é a de Kami-Shirataki, como foi mencionado, mas é uma outra: a de Kyu-shirataki.
Kyu-shirataki é uma das três estações do trem que estão nas lista das que serão fechadas em março 2016. Essa ferrovia fica na ilha de Hokkaido, cerca de 1300 quilômetros ao norte do Japão.
Conforme explicado pelo The Online Citizen, a decisão de fechar essas estações foi tomada no dia 21 de julho de 2015 e não há 3 anos como andaram espalhando por aí!
A empresa responsável pela linha decidiu encerrar as operações nessas estações em março de 2016 para coincidir com formatura de Harada e de outros alunos que pegam o mesmo trem da moça nas outras estações. Isso foi explicado pelo jornal Straits Times, no dia 09 de janeiro de 2016.
Os pais da moça gastam cerca de cinco minutos para leva-la até a estação e, caso ela fosse fechada antes do término das aulas, eles teria que andar um pouco mais para deixar a filha na outra estação, poucos quilômetros de lá.
O Citizen também explicou que quando Kana sobe no trem, seus colegas de escola já estão no vagão, vindos de outras estações antes da dela. O trem possui apenas dois vagões e leva cerca de uma hora para chegar até a escola.
O jornal italiano Corriere Della Sera confirma as explicações do Citizen e ainda acrescenta que, diferente do que foi publicado em diversos tabloides por aí, o trem não passa apenas uma vez de manhã e outra à noite pela estação. Na verdade, há um trem saindo às 7:15 da manhã e mais outros dois horários, com o último passando pela estação às 19:25.
Conclusão
Uma das estações que serão fechadas em uma ferrovia japonesa em março de 2016 ainda funciona para uma única passageira, mas o trem não serve apenas para ela. Outros estudantes utilizam a mesma composição que Kana Harada! Sem dúvida, uma noticia curiosa, mas que foi espalhada com algumas informações imprecisas e omitidas para deixa-la ainda mais atrativa!