Falso
O Mec vai lançar Banheiro Escolar Unissex em 2018?
É verdade que o Ministério da Educação aprovou lei obrigando as escolas a implantação de banheiros unissex em 2018?
A notícia apareceu em diversos sites e blogs no final de setembro de 2017 e se espalhou rapidamente através das redes sociais. De acordo com o texto, o Banheiro Infantil Unissex será a nova ferramente para conscientização em favor da interação do publico transgênero infantil e esse novo projeto do MEC já estaria causando polêmica!
Nesse banheiro, diz a reportagem, as crianças de ambos sexo poderão partilhar o mesmo espaço sem nenhum tipo de preconceito.
A nova lei só teria vindo a ser de conhecimento publico apos uma postagem indignada do ator Alexandre Frota em seu perfil no twitter, criticando o Projeto de Lei.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 28 de setembro de 2017, vários sites publicaram a notícia afirmando que o Ministério da Educação teria aprovado uma lei obrigando que as escolas instalem banheiros unissex. Dentre eles, podemos citar como exemplo o Benefícios da Natureza que (assim como todos os que publicaram essa notícia) cita como fonte o site Sociedade Oculta – já conhecido aqui do E-farsas por criar notícias falsas e as espalhar na web.
O Sociedade Oculta (que se define como um “site humorístico”) publicou essa história no dia 27 e, como de costume, não cita nenhuma fonte. Pra quem ainda não viu, esse site é o mesmo que espalhou a fake news afirmando que o Ministério da Educação teria compra milhares de vibradores para distribuir aos alunos!
Procuramos nos perfis oficiais do ator Alexandre Frota algo a respeito e também não encontramos nada, mas graças aos nossos brilhantes e atentos leitores, fomos informados que o ator publicou sobre um banheiro unissex no dia 25 de setembro:
https://twitter.com/alefrotabrasil/status/912476756870860801
No site do MEC não há nenhuma menção!
Lembrando também que o Ministério da Educação não tem poder de aprovar uma lei. Entenda nesse link da Câmara como nasce uma lei.
Conclusão
A notícia afirmando que o MEC irá implantar banheiro unissex nas escolas em 2018 é falsa e nasceu em um site “de humor”!
Obs.: Esse artigo foi alterado às 19hs do mesmo dia da publicação para acrescentar uma postagem feita pelo ator Alexandre Frota no seu perfil do Twitter!