O meme ‘Taxa Humana’ do ministro Haddad foi parar nos telões da Times Square?
É verdade que o meme que chama o ministro da Fazenda de “taxa humana” foi exibido nos painéis da Times Square, nos Estados Unidos?
A imagem começou a circular nas redes sociais no começo da segunda quinzena de julho de 2024, e mostra uma montagem com o rosto do ministro da Fazenda Fernando Haddad no corpo do personagem Tocha Humana, da franquia de filmes do Quarteto Fantástico. O nome do personagem, alterado para “Taxa Humana”, faz uma brincadeira com a fama de Haddad ser um criador de taxas e a montagem faz parte de uma enorme quantidade de memes que vem se espalhando na web.
De acordo com o texto que acompanha a foto, o flagrante teria sido registrado em exibição nos painéis da na famosa Times Square, um dos maiores centros financeiros dos Estados Unidos – em Nova York – dando a entender que a suposta má reputação do ministro da Fazenda teria alcançado outros países e influenciado a veiculação do meme na maior e mais séria vitrine mundial sobre finanças, mas será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
A foto é real e o meme foi exibido mesmo num dos painéis da Times Square!
O UOL publicou um vídeo em seu canal do YouTube mostrando o momento da exibição:
Como isso aconteceu?
Ao contrário do que muita gente imagina, qualquer um pode publicar nos famosos painéis da Times Square. Por apenas U$ 45, é possível cadastrar em um aplicativo as imagens e agendar o dia e horário em que elas serão veiculadas.
Como podemos ver nessa matéria de 2023, o preço para anunciar um vídeo de 15 segundos era de cerca de 40 dólares. Atualmente, a TSX Live, empresa responsável pela comercialização dos micro-anúncios, cobra U$ 45 em média.
A identidade do anunciante do meme “Taxa Humana” foi um mistério por pouco tempo, pois no dia 17 de julho de 2024, um estudante brasileiro de 19 anos assumiu a autoria da brincadeira. Em entrevista ao site Poder 360, Hugo Montan disse que sua motivação foi humorística e política. O jornal confirmou que o rapaz mostrou os recibos de pagamento e que, além dos 45 dólares que desembolsou para a publicação, Montan ainda teve que pagar a taxa de IOF (Imposto sobre Movimentações Financeiras) no valor de R$ 11.
O estudante explicou que havia enviado uma coletânea de memes do ministro para ser veiculada, mas a empresa faz uma avaliação prévia e reprovou o material a ser exibido. Numa segunda tentativa, o rapaz escolheu a montagem do ministro Haddad como o “Taxa Humana” e adicionou a logo da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Dessa vez, disse Hugo ao Poder 360, a empresa aprovou a publicação.
Anúncios virais
Já mostramos aqui no E-farsas como os anúncios feitos nos telões da Times Square a preços baixos podem ser usados de forma criativa. Em 2011, por exemplo, a agência de publicidade ThinkModo fez uma campanha para divulgar o filme Sem Limites com muita criatividade. Leia a nossa checagem aqui.
Hacker invade telões da Times Square usando transmissor e um iPhone 4
Nova imagem de Haddad
No dia 18 de julho de 2024, outro anúncio pago com um meme do Haddad foi exibido nos telões da Times Square. Dessa vez, uma montagem mostra o rosto do ministro no corpo do personagem Zé do Caixão mostra os dizeres:
“Zé do Taxão – a meia-noite levarei a sua alma. O Brasil pede socorro!”
Conclusão
É verdade que memes envolvendo o ministro Fernando Haddad foram exibidos em um dos painéis da Times Square, nos EUA! Uma das publicações foi feita por um estudante brasileiro de 19 anos, que pagou U$ 45 para ter as imagens exibidas!