O microfone do Silvio Santos era cenográfico?
Rumores afirmam que o microfone que o apresentador usou em toda sua carreira era cenográfico, servindo apenas de enfeite! Será?
No dia 17 de agosto de 2024, o mundo perdia o maior apresentador da TV brasileira de todos os tempos. Silvio Santos nos deixava, aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia após uma infecção por Influenza (H1N1), deixando uma grande história de sucesso e servindo de inspiração para muitos comunicadores.
É claro que uma vida tão cheia de histórias dá margem para inúmeros boatos, como esses que desmentimos num episódio do Fake em Nóis em 2020, além de alguns novos que começaram a se espalhar a respeito do Homem do Baú. Um deles gira em torno do icônico microfone que Silvio Santos usava pendurado no pescoço desde o começo de sua carreira como apresentador, que seria falso ou “apenas de enfeite”.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O microfone que Silvio Santos usava funcionava mesmo! Era um Sennheiser MD405-S ligado a um transmissor sem fio SK 1002 da Telefunken. Em 1992, após o famoso incidente em que o apresentador caiu na água durante seu programa, Silvio Santos mudou de modelo, mas não de marca. Desse dia em diante passou a usar o modelo MD405-T:
Segundo o blog O Baú do Silvio, a versão antiga e danificada do microfone continuou sendo utilizada pelo comediante Oscar Pardini quando se apresentava imitando o patrão no programa A Praça é Nossa!
Silvio Santos não foi o primeiro apresentador de TV a usar o microfone preso no pescoço. Ele se inspirou em outra voz famosa de sua época, o animador de auditório e locutor César de Alencar, que apresentava seus programas com um microfone preso ao pescoço, o que deixava suas mãos livres. O microfone, originalmente para ser usado na lapela, foi adaptado com a adição de uma chapa de alumínio para ficar mais estável no peito do futuro dono do SBT.
Além de Silvio, outros apresentadores também usavam o mesmo artifício (que acabou se tornando marca registrada dos apresentadores da TV brasileira). Chacrinha, Manoel da Nóbrega, Léo Santos (irmão de Silvio Santos), Raul Gil, J. Silvestre, Bolinha, Sérgio Chapelin, Gugu Liberato e Paulo Barbosa são alguns deles.
O jornalista Gilmar Lopes, fundador do E-farsas e checador de fatos, também utilizou o famoso microfone em 2010, durante entrevista com o pessoal do Baú do Silvio:
O operador de áudio Joaquim Vicente Ferreira Neto cuidou do aparelho usado por Silvio Santos por décadas, e contou um pouco da sua história junto ao apresentador, no programa Domingo Legal:
Mudança de microfone
Em 2016, o Homem do Baú abandonou de vez seu icônico microfone devido a um problema técnico. Segundo explicado, ele não estava conseguindo mais ouvir o retorno do aparelho em seu aparelho de surdez (objeto que passou a usar para ouvir melhor, apesar de não ter problema de surdez).
“Esse microfone foi superado. Atenção vocês que trabalham em televisão ou até mesmo quem faz muito discurso com plateia, tem sempre o problema de retorno. Vou explicar a vocês. Esse microfone foi aposentado, vai ficar lá no ‘hall da fama’. Eu não sei quem foi que me deu a ideia. O que acontece é que ele [mostra o representante da empresa Widex] trabalha com aparelhos de surdez. Ou eu estava ficando surdo… Mas não, porque eu fiz exame com doutor Paulinho Pontes e por enquanto estou bem”, declarou Silvio Santos em seu programa.
Silvio Santos explicando porque deixou de usar o seu antigo microfone icônico pic.twitter.com/RwSB78R1FB
— Televizona 📺 (@TeIevizona) August 18, 2024
A partir de então, Silvio passou a usar um microfone do tipo headset, preso na lateral do seu rosto.
Resumo em Vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas A verdade sobre o famoso microfone do Silvio Santos! #silviosantos #curiosidades
Conclusão
O microfone do Silvio Santos funcionava de verdade!