Connect with us

E-farsas

O ministro Dino mandou apagar imagens de 185 câmeras?

Conspirações

O ministro Dino mandou apagar imagens de 185 câmeras?

O ministro Dino mandou apagar imagens de 185 câmeras?

É verdade que o ministro do STF Dino mandou apagar imagens de 185 câmeras para encobrir a participação da esquerda nas invasões de 8 de janeiro?

A alegação voltou a se espalhar nas redes sociais no final de março de 2025, sendo compartilhada também em grupos de WhatsApp e Telegram. Segundo o que foi disseminado, o então ministro da justiça e atual ministro do Supremo Flávio Dino teria ordenado que as imagens das 185 câmeras da Praça dos Três Poderes do dia 8 de janeiro de 2023 fossem apagadas. A ideia seria a de não evidenciar a participação dos “esquerdistas infiltrados” na invasão ocorrida naquele dia.

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Você sabia que existia 185 câmeras nos prédios públicos de Brasília? 185 anota aí minha gente. Sabe quantas Flavio Dino entregou?? Apenas 4 câmaras. Isso quer dizer que ele apagou as imagens de 181. Aí faço uma pergunta a todos, em especial a todos da esquerda. Se o golpe era do Bolsonaro porquê então apagaram as imagens. Independente de direita ou esquerda a pergunta é pra todos.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A alegação se apoia em um dado real para criar uma falsa afirmação! 

De fato, o Ministério da Justiça entregou as imagens de apenas 4 câmeras das 185 disponíveis no sistema de monitoramento do Palácio da Justiça à CPMI que investigou a invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, o Ministério explicou que um contrato feito com a empresa particular de segurança em 2021, não estipulava um prazo para a guarda das imagens e, por isso, a empresa estipulou 30 que gravações fiquem guardadas por apenas 30 dias.

Na ocasião, Flávio Dino explicou que não era gestor dos contratos e que não tinha conhecimento dessa falha. Dino também disse que só soube quais imagens a Polícia Federal teve acesso quando solicitado pela CPMI, uma vez que o inquérito estava correndo sob sigilo.

A denúncia sobre Dino ter apagado as imagens para não se autoincriminar (e para proteger a esquerda) não se sustenta, pois seria mais fácil desligar as câmeras durante os atos de vandalismo do que apagar depois. É importante frisar que a tese de que os atos golpistas foram realizados por “esquerdistas infiltrados” já foi completamente desmentida por diversas investigações. Além disso, partidos de direita estão empenhados em votar pela anistia dos presos envolvidos nessa tentativa de golpe de estado, o que não aconteceria se isso beneficiasse “esquerdistas”.

Conclusão

É verdade que o Ministério da Justiça entregou imagens de apenas 4 câmeras de segurança, mas é falsa a alegação de que isso teria ocorrido para encobrir a participação dos supostos infiltrados nos atos golpistas de 8 de janeiro!

Continue lendo %s
Publicidade
Outras checagens que podem ser importantes para você...

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top