O ministro Sérgio Moro exigiu o fim do IPVA?
É verdade que o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro declarou que vai acabar com o IPVA por entender que o veículo é bem de consumo?
A novidade começou a ser compartilhada nos grupos de WhatsApp e também nas redes sociais na segunda semana de abril de 2019 e afirma que o ministro Sérgio Moro teria afirmado que automóvel é um bem de consumo e por esse e outros motivos o Governo não deveria mais cobrar o IPVA.
O texto parabeniza a ideia do ministro e pede para viralizar o assunto para se acabar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Procuramos por declarações do ministro Sérgio Moro a respeito do fim do IPVA e não encontramos nada! Nem mesmo no perfil oficial de Moro no Twitter há algo sobre o fim da cobrança do imposto.
Procurando na internet sobre o assunto, podemos comprovar que o texto se parece muito com publicações que se espalharam em 2017 e em 2018, com a diferença de que quem iria “acabar com o IPVA” – na versão de 2017 – era o então presidente Michel Temer. A questão é que a postagem surgiu em páginas humorísticas no Facebook, mas muita gente levou à sério.
Mais para o final do ano de 2017, a história mudou levemente e a versão que se espalhou era a de que Jair Bolsonaro teria criado uma petição para a extinção do IPVA:
Em agosto de 2018, o assunto voltou a circular, só que dessa vez, quem iria acabar com o IPVA era o agora então candidato à Presidência Jair Bolsonaro:
Conclusão
Não há nenhuma menção do ministro Sérgio Moro em relação ao fim do IPVA! O texto que circulou na web em abril de 2019 é uma versão de textos semelhantes que foram compartilhados em 2017 e em 2018.