O mistério do astronauta de Cumberland finalmente resolvido?
Fotografia tirada em 1964 na Inglaterra mostra uma garotinha com um astronauta ao fundo se tornou uma das fotos mais enigmáticas do mundo! Qual será seu segredo?
A famosa fotografia foi feita pelo bombeiro e fotógrafo Jim Templeton no dia 23 de maio de 1964 em Cumbria (Inglaterra). De acordo com Jim, após revelar as fotos que tirou de sua filha (na época, com 5 anos de idade), ficou surpreso ao ver que em uma delas aparecia um homem, com roupas de astronauta, atrás da sua menina!
O bombeiro ainda conta que no passeio em que as fotos foram tiradas estavam somente ele a mulher e a filha (além de duas senhoras sentadas dentro de um carro em uma das extremidades do parque) e que ninguém teria visto nenhum astronauta no local.
Após estudos feitos pela empresa Kodak mostrando que a fotografia era genuína e que não havia nela nenhum sinal de adulteração, muitos pesquisadores e ufólogos passaram a tecer inúmeras teorias para o avistamento.
Seria algum visitante de outro planeta?
Seria algum projeto secreto do Governo Inglês (ou Americano)?
Dá uma olhada na fotografia abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:
Verdadeiro ou falso?
Fizemos um vídeo com explicações rápidas a respeito desse assunto! Para assistir, clique no player abaixo:
Como já dissemos nos parágrafos acima, a foto é real e não houve nenhuma adulteração nessa imagem. Uma linda mocinha, com seus 5 aninhos de idade, segurando um buquê de flores, sem se dar conta do astronauta ao fundo.
No entanto, apesar das inúmeras teorias acerca da enigmática foto (e de Jim Templaton ter mantido suas versões sobre o acontecimento até a sua morte, em 2011), ela não tem nada de extraterreno ou de paranormal. Trata-se apenas de uma superexposição do filme fotográfico!
No dia 23 de maio de 2014, a agência de notícias BBC resolveu encerrar esse assunto de uma vez por todas e explicou que o “astronauta” que aparece atrás da pequena Elizabeth na imagem é a mãe da menina, Annie, que estava passando no momento da fotografia.
Demora na revelação das fotos
Lembrando que, ao contrário do que acontece hoje em dia, as fotografias precisavam de alguns dias para serem reveladas no papel fotográfico. Enquanto isso, as pessoas ficavam esperando, ansiosas para saber se aquelas fotos ficaram boas ou não! Muitos detalhes do que teria acontecido no dia do passeio podem sumir da mente dos presentes e pegar as fotos na loja de revelações era uma alegria (ou uma frustração, quando as fotos ficavam ruins).
O fim do mistério
Um membro do fórum Reddit fez uma pequena correção nas cores da imagem e mostra que a roupa branca do astronauta é, na verdade, da mesma cor do vestido da mãe de Elizabeth:
E abaixo podemos ver Annie, mãe de Elizabeth, ao lado da filha. Dá uma olhada no vestido:
Mas como Jim não viu a esposa na hora?
A explicação para isso também é muito simples. No dia do passeio, Jim Templetom estava usando uma câmera Zeiss Contax Pentacon F SLR. Essa câmera mostrava em seu visor apenas 70% da cena que ia ser fotografada. É possível que, ao enquadrar a filha, o fotógrafo não tenha visto a mulher ao fundo!
Conclusão
A foto é real, mas o astronauta Cumberland que aparece atrás da pequena Elizabeth era apenas a mãe da mocinha!