O motorista que invadiu o calçadão de Copacabana é funcionário da GloboNews?
É verdade que Antonio de Almeida Anaquim, que atropelou 18 pessoas em Copacabana, é funcionário GloboNews e por isso a Globo não está cobrindo o assunto?
A notícia se espalhou em diversos sites e blogs no dia 19 de janeiro de 2018, um dia após um acidente grave envolvendo o motorista Antonio de Almeida Anaquim, que invadiu o calçadão da Praia de Copacabana (RJ) com o seu automóvel, deixando 17 pessoas feridas e matando um bebê de 8 meses de idade!
De acordo com o texto amplamente compartilhado, o homem que atropelou várias pessoas no Rio de Janeiro seria funcionário da GloboNews e, por esse motivo, a Rede Globo não estaria cobrindo o caso, além de tentar abafar o assunto…
Juntamente com a acusação, o texto vem acompanhado de fotos do homem nos corredores da GloboNews!
Será que isso é verdade?
Verdade ou farsa?
No dia 18 de janeiro de 2018, o motorista Antonio de Almeida Anaquim invadiu com o seu automóvel o calçadão da Praia de Copacabana, ferindo 17 pessoas e matando um bebê de 8 meses. Em depoimento à Polícia, Anaquim disse que sofre de epilepsia e que teve um ataque enquanto dirigia.
Ele tem 14 multas em sua carteira de motorista, que somam 62 pontos em infrações. Segundo o Detran (Departamento de Trânsito), Antonio de Almeida Anaquim estava com a habilitação suspensa desde maio de 2014.
A primeira coisa que o texto dá a entender é que as Organizações Globo estariam tentando abafar o caso, visto que o infrator (que vai responder pelo crime de Homicídio Culposo – quando não há a intenção de matar) é funcionário da GloboNews. A verdade mesmo é que a Globo está informando a todo momento o andar das investigações a respeito desse acidente, como podemos ver em buscas no Portal G1 e no site da Rede Globo de Televisão.
Anaquim trabalha na GloboNews?
Em seu perfil no Twitter, o repórter e apresentador do jornal Bom Dia RJ Flavio Fachel afirma que o motorista não é e nunca foi funcionário da Globo:
No mesmo dia 19 de janeiro, a jornalista e âncora do Jornal GloboNews Leilane Neubarth também desmentiu em seu perfil do Twitter a informação que dizia que Antonio de Almeida Anaquim é funcionário da GloboNews:
Mas e as fotos do homem nos estúdios da GloboNews?
Sobre as fotos que mostram Antônio nos estúdios da emissora, a verdade é que em março de 2015, Anaquim foi conhecer as instalações da GloboNews a convite de um amigo chamado Rodrigues Luciano (que ainda trabalha na emissora, segundo o seu perfil no Facebook). As fotos da visita podem ser vistas no perfil do Facebook do Antonio de Almeida Anaquim.
Pelos comentários bem-humorados feitos pelos amigos de Anaquim na postagem, podemos notar que ele não trabalhava na GloboNews:
Conclusão
Pelo que averiguamos, Antonio de Almeida Anaquim não é funcionário da GloboNews e tampouco a Globo está tentando abafar o caso. A empresa onde ele trabalha é apenas um detalhe face à tragédia que se abateu sobre a família que perdeu o bebê e demais pessoas que saíram feridas desse episódio triste ocorrido no Rio de Janeiro!