Crimes
O MST invadiu um supermercado em João Pessoa?
É verdade que o MST invadiu um supermercado na capital da Paraíba e tomou conta da empresa?
O assunto começou a ser compartilhado na segunda quinzena de dezembro de 2022, se espalhando através de publicações em blogs e em grupos de WhatsApp. De acordo com o texto acompanhado de vídeo, um grupo de integrantes do MST teria invadido as dependências de um grande supermercado na Paraíba, no dia 17 de dezembro de 2022.
Algumas versões ainda afirmam que os manifestantes só deixariam o estabelecimento após o recebimento de sacolões!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi criado na década de 1980 como ativismo político e social em oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar. O MST busca a redistribuição das terras improdutivas e seu campo de atuação é na área rural.
Portanto, manifestações como essa que foi relatada causam estranheza ao serem atribuídas ao MST, visto que suas ações não ocorrem na cidade (e, sim, no campo).
Para entender um pouco mais sobre o trabalho do MST, assista a esse vídeo que fizemos desmentindo algumas notícias falsas atribuídas a esse movimento:
Procuramos publicações oficiais do MST sobre essa ações em supermercados e não encontramos nada.
Acontece que o MST não tem nada a ver com essa ocupação que teria ocorrido em João Pessoa. O caso, na verdade, ocorreu em Natal (RN) e foi assumido pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que ocupou um supermercado do bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal, no dia 17 de dezembro de 2022.
De acordo com reportagens locais, os manifestantes exigiam a doação de cestas básicas para deixarem o local.
A coordenação do movimento afirmou que tratava-se de um “protesto contra a fome e a carestia” e que cerca de 200 pessoas participaram do ato.
A Polícia Militar acompanhou a manifestação e afirmou que tudo ocorreu de forma pacífica até o fim do evento.
Conclusão
Não é verdade que o MST invadiu um supermercado em Natal! A manifestação foi comandada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) que protestou contra a fome e a carestia.