Conspirações
O ônibus com a comitiva do Lula acabou de ser expulso pelo povo de Itanagra, na Bahia?
Será que o vídeo mostrando um ônibus sendo hostilizado é da comitiva que levava o ex-presidente Lula à cidade baiana de Itanagra e que ele foi expulso da cidade pelo povo?
O vídeo tem menos de um minuto de duração e começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp e também nas redes sociais no final de maio de 2021. Nele podemos ver um ônibus acompanhado por várias pessoas aos gritos de “Lula, Ladrão!” e outros xingamentos.
De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o flagrante teria acabado de acontecer na cidade de Itanagra, na Bahia, e que o povo estaria expulsando o político ex-presidiário com violência.
Em apenas uma das publicações feitas no YouTube, o vídeo já havia sido visto quase 200 mil vezes em 48 horas, mas será que essa história é verdadeira ou falsa?
https://www.youtube.com/watch?v=A6R6qIDxve8
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas o fato não aconteceu em maio de 2021 e tampouco foi filmado na Bahia!
A última vez que Lula esteve na Bahia foi em novembro de 2019, poucos dias após sair da prisão (onde ficou preso por mais de 500 dias). Na ocasião, o ex-presidente foi participar do Festival Lula Livre com apoiadores e também participou de encontro com membros do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores.
No dia 27 de maio de 2021, Lula estava em Diadema (SP), onde se reuniu com membros de uma cooperativa.
Quanto ao vídeo que se espalhou como sendo de maio de 2021, na Bahia, trata-se de um fato ocorrido em março de 2018, quando o político e sua comitiva passava pela cidade de São Vicente do Sul (RS) e encontrou manifestantes contrários ao político no caminho. O MBL publicou o momento da manifestação em março de 2018, no seu perfil do Facebook.
Diferente do que foi espalhado em maio de 2021, Lula não foi expulso da cidade. Como mostram reportagens daquela época, o petista foi recebido com vaias e também com festa.
Políticos ajudaram a disseminar a desinformação, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que retuitou uma postagem feita por um perfil chamado “Mulher Morcego” no Twitter:
Conclusão
É verdade que o ônibus de Lula foi hostilizado ao entrar em um município, mas o fato ocorreu em março de 2018 em uma cidade do Rio Grande do Sul e ele não foi expulso da cidade!