O padre da Catedral de Campinas posou com fiéis imitando armas com as mãos?
É verdade que o padre da Catedral de Campinas posou para fotos juntamente com seus párocos fazendo gestos imitando armas com as mãos?
A publicação surgiu no Twitter, no dia 12 de dezembro de 2018 – um dia após a tragédia ocorrida na Catedral Metropolitana de Campinas (SP), quando um homem entrou armado durante a missa e atirou em várias pessoas (matando 5) e se matando em seguida.
De acordo com a publicação – que já havia conseguido mais de 1.300 retuítes – o padre que aparece ao lado de fiéis fazendo um gesto de imitação de um revólver com as mãos, incitando o armamento da população!
O texto que acompanha a imagem dos jovens aparentemente imitando armas ao lado do padre dá a entender que o comportamento do padre resultou na morte de 5 inocentes!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
A imagem é real, mas a história é falsa!
O padre da Catedral de Campinas se chama Amaury Ribeiro Thomazi e, em um vídeo publicado no Facebook, ele pede que os fieis orem pelas vítimas dessa tragédia:
Mensagem do Padre Amaury Thomazi, que presidia a missa.Mais informações sobre o atentado:https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2018/12/11/tiroteio-deixa-feridos-na-praca-da-catedral-no-centro-de-campinas.ghtmlRezemos pelas almas que hoje foram ceifadas, rezemos pelo consolo dos corações dos amigos e familiares destas pessoas, e por todos que testemunharam tamanho horror. Senhor, tende piedade de nós.#Loham
Posted by Mitos de Batina on Tuesday, December 11, 2018
Como podemos ver, o padre do vídeo é bem diferente do padre da foto:
Atualização 13/12/2018
Nosso atento leitor Rafael Porto nos avisou, através dos comentários no final dessa página, que o nome do pároco da Arquidiocese é Rafael Capelato.
“O Anderson, que aparece no vídeo, é apenas quem conduzia a missa no dia do ataque, não o pároco. De qualquer maneira, vendo as imagens do Rafael Capelato, fica evidente que não é o mesmo padre da foto.”
O gesto com as mãos
Para quem ajudou a espalhar essa imagem como sendo algo relacionado à apologia às armas, fique sabendo que o gesto tem outro significado bem diferente. Na verdade, para a Igreja, o polegar levantado e o indicador apontando para frente é o símbolo do Treinamento de Liderança Cristã (TLC).
Uma busca no Google Images por esse termo e veremos inúmeras fotos de jovens fazendo o símbolo com as mãos (que significa “sempre mais alto”):
Abaixo, o símbolo da campanha em Campinas:
E aqui, o logo do TLC usado em Curitiba:
No Google Maps podemos ver a Catedral por dentro e não conseguimos encontrar nenhum local parecido com o da foto:
Conclusão
O padre que aparece ao lado de jovens fazendo um gesto com as mãos não é o mesmo padre da Catedral Metropolitana de Campinas e o símbolo feito com as mãos se refere ao Treinamento de Liderança Cristã!