O palhaço gigante de escola de samba do Rio de Janeiro tinha só 9 dedos?
É verdade que o carro alegórico da Acadêmicos de Vigário Geral que trazia um palhaço gigante vestido com faixa presidencial tinha só 9 dedos nas mãos?
A imagem surgiu nas redes sociais no dia seguinte após a apresentação da escola de samba Acadêmicos do Vigário Geral, dia 21 de janeiro de 2020 no Rio de Janeiro. Nela podemos ver um detalhe em uma das mãos da alegoria – um palhaço gigante vestindo uma faixa presidencial. O boneco tinha apenas 4 dedos em uma das mãos!
Como o carro alegórico foi uma clara “homenagem” ao presidente Jair Bolsonaro, as publicações que se espalharam também nos grupos do WhatsApp sugerem que a falta de um dos dedos da estátua era, na verdade, uma alusão ao ex-presidente Lula.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
A foto é real, mas o bonecão tem todos os 5 dedos em cada mão!
Nessa outra foto podemos ver que o dedo indicador foi feito esticado, mas ele ficou escondido na foto espalhada pela web:
Nas filmagens feitas pela TV Globo, podemos ter mais certeza,
De acordo com o jornal Extra, a Acadêmicos de Vigário Geral abriu a 1ª noite de desfiles da Série A. Às 22h45, com o enredo “O conto do vigário” e, no fim do desfile um enorme tripé traz um palhaço com uma faixa presidencial.
Conclusão
A história afirmando que o carro alegórico de um palhaço gigante com 9 dedos é falsa! A alegoria que critica o presidente Jair Bolsonaro tem 10 dedos!