Conspirações
O Pentágono reconheceu que vídeo de pirâmide luminosa é mesmo de um disco voador?
É verdade que o Pentágono atestou que vídeos vazados da marinha norte-americana mostrando pirâmide luminosa no céu são mesmo de discos voadores?
As imagens foram gravadas em 2019, mas só foram publicadas na segunda semana de abril de 2020 pelo cineasta Jeremy Corbell e mostram pontos luminosos em forma de pirâmide nos céus de algum lugar na costa dos Estados Unidos.
Logo depois da publicação feita no perfil do Instagram de Corbell, surgiram postagens nas redes sociais afirmando que o Pentágono teria confirmado que o vídeo é real e que se trata de um verdadeiro caso de avistamento de discos voadores.
Será que isso é verdade? Será que finalmente os Estados Unidos admitiram que estamos sendo visitados por seres de outros planetas?
Verdade ou mentira?
As imagens são reais, mas não há nenhuma chance disso ser prova de visitantes extraterrestres! 🙁
As fotos e os vídeos foram feitos em 2019 pela Marinha dos Estados Unidos e ficaram conhecidos somente em abril de 2021, quando o documentarista Jeremy Corbell e o repórter George Knapp (famoso por cobrir histórias envolvendo OVNIs há décadas) os espalharam nas redes sociais.
Foram publicados um vídeo filmado com câmeras de visão noturna no mar e fotos de smartphones capturadas na cabine de um caça e isso gerou grande curiosidade entre os ufólogos.
Apenas no canal de Corbell no YouTube, o vídeo já foi visto mais de um milhão de vezes:
O que realmente disse o Pentágono?
De acordo com uma nota divulgada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, as imagens são reais e foram capturados pelo pessoal da Marinha dos Estados Unidos, mas não há nenhuma menção por parte do Pentágono (ou de qualquer órgão oficial) de que os pontos luminosos sejam de origem extraterrestre:
“Posso confirmar que as fotos e vídeos mencionados foram feitos pelo pessoal da Marinha […] A UAP (Força-Tarefa) incluiu esses incidentes em seus exames em andamento […] Como dissemos antes, para manter a segurança das operações e evitar revelar informações que possam ser úteis a potenciais adversários, o DOD não discute publicamente os detalhes das observações ou exames de ataques relatados em nossos campos de treinamento ou espaço aéreo. Designados, incluindo aqueles incursões inicialmente designadas como UAP”, disse a porta-voz do Pentágono Susan Gough na nota
Qual a explicação?
A explicação para os pontos luminosos em forma de pirâmide é tão simples que muita gente prefere duvidar (afinal, imaginar que seres de outros planetas vem à Terra apenas para aparecer em um vídeo de baixa qualidade e à noite é bem atraente e conveniente), mas trata-se somente, e tão somente, de um recurso fotográfico chamado Efeito Bokeh, onde o objeto em segundo plano (ou o fundo) fica desfocado.
Ao fotografar luzes desfocadas no segundo plano, elas aparecem com a forma geométrica que combina com a forma do diafragma da câmera. Essas formas podem ser arredondadas, quadradas, piramidais ou qualquer outra.
Esse efeito pode ser feito trocando-se o tipo de obturador da câmera, como podemos ver nesse vídeo bacana do Manual do Mundo, que ensina a criar um desfoque em forma de coração:
Repare no efeito Bokeh desse vídeo:
Ainda não está convencido?
O pesquisador Mick West, fundador do excelente fórum Metabunk, fez uma pesquisa meticulosa juntamente com os membros do fórum a respeito dessas imagens e concluiu que:
- o vídeo foi feito com câmeras com o diafragma triangular
- o vídeo capturou as luzes de aviões que faziam a rota Los Angeles-Havaí
- a segunda luz que aparece fixa no céu é provavelmente o planeta Júpiter
O vídeo com um resumão de tudo está em inglês, mas acreditamos que dê pra entender:
Conclusão
O Pentágono disse que as imagens vazadas da Marinha dos EUA são reais, mas não confirmou que as imagens são de discos voadores. O órgão sequer classificou o caso como OVNIs!