Fora de Contexto
O Plantão da Globo noticiou a impugnação da candidatura do Lula?
É verdade que a Globo anunciou que o ex-presidente não poderá concorrer às eleições esse ano após ser barrado pelo TSE?
O vídeo começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp e do Telegram na primeira semana de setembro de 2022. Nele podemos ver o Plantão da Globo com a jornalista Renata Lo Prete noticiando o fim da candidatura do ex-presidente Lula.
Segundo a apresentadora, o voto do ministro Admar Gonzaga teria formado maioria pelo cancelamento do registro de Lula nas eleições presidenciais.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas é de 2018 e se refere ao registro da candidatura de Lula para as eleições presidenciais daquele ano!
O detalhe que denuncia a data da notícia é a menção do nome Admar Gonzaga como sendo um ministro do TSE. Admar foi ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2017 e 2019, e atualmente é Secretário-geral do partido Aliança pelo Brasil.
No dia 01 de setembro de 2018, a TV Globo anunciou em um plantão que os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram por 6 votos a 1 a negação da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
A Globo não esperou terminar a votação e anunciou a decisão quando os votos ainda estavam 4 a 1 contra a candidatura do ex-presidente, pois com esses números parciais, a votação já estava decidida!
A interrupção da programação ocorreu durante o “Globo Repórter”, por volta das 23h20.
Conclusão
Apesar do vídeo noticiando o cancelamento da candidatura de Lula à Presidência ser real e circular em 2022 como sendo recente, trata-se de uma notícia de 2018!