Falso
O presidente da Coreia do Sul entregou presentes para Bolsonaro e orou com ele?
É verdade que o presidente da Coreia do Sul se encontrou com Jair Bolsonaro durante sua passagem por Nova York, em junho de 2022?
O vídeo compartilhado na segunda semana de junho de 2022 mostra o presidente Jair Bolsonaro recebendo presentes de um homem de terno e textos que o acompanham afirmam se tratar do presidente da Coreia do Sul, mas que a mídia esquerdista estaria escondendo o encontro tão importante!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
No dia 09 de junho de 2022, o presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva desembarcaram nos Estados Unidos para cumprir agendas relacionadas à IX Cúpula das Américas, em Los Angeles.
Após a visita do presidente aos EUA, várias histórias começaram a se espalhar através das redes sociais envolvendo o chefe do Executivo. Algumas delas, claramente falsas!
É o caso do vídeo que foi compartilhado através de grupos no WhtasApp e Telegram, mostrando um homem entregando presentes e orando ao lado de Jair Bolsonaro. O texto afirma se tratar do presidente da Coreia do Sul, mas a verdade é que o homem é o pastor sul-coreano Ock Soo Park, fundador da igreja Missão Boa Notícia e da ONG Comunhão Internacional de Jovens.
O vídeo espalhado é um recorte de outro maior, de 9 minutos de duração, retirado do perfil oficial de Jair Bolsonaro no Facebook. As imagens foram feitas durante uma live feita na página do presidente no Facebook no dia 7 de junho de 2022.
O pastor Ock Soo Park – que não possui nenhum cargo no governo do seu país – participou do Congresso de Líderes Cristãos, realizado em Brasília.
O presidente da Coreia do Sul se chama Yoon Suk-Yeol e, como podemos ver abaixo, não se parece nada com o homem do vídeo:
Conclusão
O vídeo que mostra um homem entregando presentes e orando ao lado do presidente Jair Bolsonaro é o pastor evangélico Ock Soo Park, que não tem nenhum cargo político. O encontro aconteceu em Brasília, dois dias antes da viagem de Bolsonaro para os Estados Unidos!