O PT entrou com ação no STF para impedir que Bolsonaro reduza o preço do gás?
É verdade que o Partido dos Trabalhadores entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir que Jair Bolsonaro reduza o preço do gás de cozinha?
A notícia surgiu na primeira semana de agosto de 2019 nas redes sociais e em diversos sites e blogs e afirma que integrantes do Partido dos Trabalhadores teriam enviado uma ação ao STF exigindo que o presidente Jair Bolsonaro seja impedido de prosseguir com o projeto de redução do preço do gás no país.
O texto ainda afirma que a medida do presidente de abaixar o preço é inconstitucional e que ela teria objetivo de melhorar a sua imagem entre a população mais pobre.
A redução do preço do gás doméstico em até 50% seria uma das medidas do ministro da Economia juntamente com o presidente, mas presidente do PT, Gleisi Hoffmann, teria afirmado que o partido fará de tudo para que o preço do gás continue como está.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou farsa?
No dia 06 de agosto de 2019, o site AM Hoje publicou a notícia afirmando que o Partido dos Trabalhadores teria se posicionado contra a redução do preço do gás de cozinha. A única fonte citada pelo AM Hoje e demais sites que publicaram conteúdo semelhante é o site Midia Five.
Ao analisar o site Media Five, podemos notar que ele possui apenas 16 publicações genéricas e apenas uma sobre política, que é justamente essa envolvendo o PT e a redução do preço do gás.
Uma busca por dados a respeito do domínio midiafive.com, verificamos que ele foi criado em julho de 2019 e os dados de contato estão ocultos. Um site sério de notícias não tem seus dados escondidos:
O texto do Midia Five não cita nenhuma fonte e ainda atribui a seguinte fala à deputada Gleisi Hoffmann:
“Nós acabamos de enviar uma ação para que o STF barre essa medida populista e descabida desse fascista. Essa redução no preço do gás trará grandes prejuízos para a nossa querida Petrobrás e para os cofres públicos. Em qualquer país sério isso seria considerado crime de improbidade. Se depender de nós, o preço do gás continuará como está, pois a população pobre não precisa de migalhas desse presidente autoritário.”
Não encontramos essa afirmação em nenhum portal de notícias. Somente o Midia Five parece ter essa informação, que – segundo o próprio site – teria sido dita pela deputada durante uma entrevista (que não é revelada pra quem foi concedida).
Além disso, uma busca no site da Câmara dos Deputados mostra que a própria deputada Gleisi Hoffmann apresentou um Projeto de Lei, em fevereiro de 2019, que fixa o preço do do gás de cozinha (GLP) em botijão de 13 kg, no valor de até R$ 49,00, para o consumidor final.
Conclusão
A notícia afirmando que o PT entrou com uma ação para impedir a redução do preço do gás de cozinha é falsa!