Connect with us

E-farsas

O Santander perdeu mais de 100 mil clientes após exposição Queermuseu?

Dinheiro

O Santander perdeu mais de 100 mil clientes após exposição Queermuseu?

É verdade que mais de 100 mil clientes encerraram as suas contas no banco Santander após o patrocínio da exposição Santander-Queermuseu?

A notícia apareceu nas redes sociais no dia 11 de setembro de 2017, no meio de tantos protestos contra a exposição Santander-Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, realizada com o patrocínio do banco. De acordo com o texto bastante compartilhado, milhares de clientes teriam se sentido mal com a exposição, cancelando rapidamente as suas contas no banco Santander!

As informações davam conta de mais de 100 mil clientes que teriam encerrado suas contas nas agências do grupo em protesto contra a exposição (que foi acusada de pedofila, zoofilia e outras “lias”).

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Banco Santander teria perdido mais de 100 mil cientes após exposição sobre LGBT! Será verdade?

Verdade ou farsa?

No dia 11 de setembro de 2017, sites como o Vi Por Aí e Postei por Aqui começaram a espalhar a notícia sem fontes, afirmando que o Santander teria perdido mais de 20 mil clientes em apenas 2 dias. Mesmo sem explicar de onde saíram os dados, essa postagem foi publicada em diversos outros sites igualmente duvidosos, como o Orgulho Hétero, por exemplo:

O site Folha Online (que apenas copiou descaradamente o layout e o nome do site do jornal A Folha de São Paulo) publicou uma “reportagem” semelhante ao do Vi Por Aí (aliás, não dá pra saber quem copiou de quem). No texto, os autores misturam o fato da página do Santander Cultural estar com milhares de avaliações baixas com uma possível fuga dos clientes da empresa bancária:

Página simula o layout do site da Folha de São Paulo para enganar internautas!

Dias depois, outros sites já começaram a divulgar que o banco já havia perdido mais de 100 mil correntistas! (veja a imagem que usamos para ilustrar esse artigo)

Vendo que tinha ficado feio, o blog Vi Por Aí deletou a sua publicação a respeito da alegada perda de clientes do Santander e criou uma nova página, cuja a manchete foi alterada para:

“Banco Santander tem mais de 20 mil avaliações negativas, após exposição com imagens de sexo”

De fato, a página oficial do Santander Cultural no Facebook recebeu mais de 30 mil avaliações de apenas 1 estrela no Facebook, mas isso não necessariamente se reflete na quantidade de clientes do banco Santander:

Reprodução/Facebook

Entramos em contato por telefone e por e-mail com o banco Santander e as respostas que recebemos foram iguais: O banco não perdeu clientes como está sendo espalhado por aí!

Mas você pode imaginar que, mesmo que essa informação da perda de clientes fosse real, o banco não iria admitir, não é? E se o banco nega a informação, de onde é que esses sites tiraram esses dados?

De acordo com dados oficiais do Banco Central, o banco Santander possuía uma carteira de 37.065.391 clientes em dezembro de 2016:

Já, em março de 2017, o banco passou para 37.357.992 clientes! Ou seja, um aumento de mais de 290 mil correntistas:

No segundo trimestre, o Santander passou para 38.098.966, aumentando em 740 mil no número de clientes:

Como os boletins são emitidos pelo Banco Central somente a cada trimestre, o próximo relatório só irá sair em outubro de 2017. O que significa que não há dados públicos referentes a diminuição (ou ao aumento) de clientes nos bancos brasileiros! Quem espalhou esse tipo de informação está mentindo!

Conclusão

Não foi divulgado em nenhum canal oficial os números reais da perda ou do ganho de clientes do banco Santander! Os próximos relatórios com os números reais de correntistas dessa instituição serão divulgados em outubro de 2017. Até lá, todos os dados que forem divulgados em sites não oficiais são falsos!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Dinheiro

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top